quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Facts" Em breve, Mauá terá limitação de gratuidades no transporte público municipal

A prefeitura de Mauá vai elaborar um projeto de lei para alterar as regras de gratuidade do transporte público. As mudanças em relação às regras atuais fazem parte do processo de implantação do Cartão SIM (Sistema Integrado Municipal).
Ilustração: Jornal Transporte & Mobilidade, da Prefeitura de Mauá.
 A ideia da administração é limitar a quantidade de viagens por passageiro para evitar o uso indevido da gratuidade nos ônibus municipais. Além disso, será implantada a identificação por digital de cada usuário, com o objetivo de evitar fraudes na utilização do benefício.

"É uma pressão que a gente tem até por conta das próprias empresas. Hoje quem tem um problema de saúde ou alguma deficiência ganha uma carteirinha, pode andar de ônibus o dia inteiro e não tem o menor controle sobre isso", afirma o assessor especial da Secretaria de Mobilidade Urbana de Mauá, Ricardo Peres.

As mudanças vão permitir à prefeitura saber o número de viagens dos beneficiários da gratuidade, o que não acontece hoje. A quantidade de viagens gratuitas que será permitida por usuário ainda está em estudo.

"Vamos começar a por regras nesse sistema. Essa pessoa poderá ter direito a quatro passagens por dia, para ir ao médico e voltar, por exemplo", estima Ricardo Peres.

Um exemplo de usuário que será atingido pela nova lei é o idoso que tem entre 60 e 65 anos. O passageiro nessa faixa etária tem o direito a andar de ônibus de graça em Mauá devido a uma legislação municipal.

Com as novas regras, o número de viagens por dia será limitado. A partir dos 65 anos a gratuidade passa a ser garantida por lei federal, o que dá direito ao passageiro andar de transporte coletivo quantas vezes quiser.

Cartão SIM

De acordo com a prefeitura de Mauá, o cartão SIM de vale-transporte começa a ser distribuído no dia 1º de maio, substituindo o cartão DaHora de vale-transporte dentro de 30 a 40 dias. O cartão DaHora de estudantes será trocado no segundo semestre. Ainda não há data exata para a aposentadoria definitiva do cartão DaHora e funcionamento do SIM de forma integral.

O principal objetivo do cartão SIM é permitir a integração dos ônibus municipais com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

O convênio de Mauá com o governo do Estado para integração tarifária ocorreu no final do ano passado, mas até o momento está somente na promessa. Não há data para que o desconto na tarifa comece a valer. Quem usa ônibus e trem e desembolsa hoje R$ 12 por dia, vai passar a gastar R$ 11 diariamente.


FONTE: Mauá Virtual e Tiago Oliveira - Repórter Diário

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quinta-feira, 17 de abril de 2014

"Facts" Terminal Central de Mauá continua passando por reformas

Uma das bilheterias antigas foi interditada para a construção de uma nova. 
Bilheteria que fica ao lado do Centro de Formação de Professores Miguel Arraes foi interditada. Foto: Grupo T.R.A..
O Terminal Central de Mauá está passando por obras desde o final de 2013 para um melhor atendimento e uso dos usuários e funcionários. As obras que estão em andamento, estão concentradas no lado A.
Além das bilheterias, as calhas da cobertura também estão sendo trocadas.

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quarta-feira, 16 de abril de 2014

"Facts" Licitação das linhas municipais de Mauá terá apenas uma empresa vencedora

Licitação de Mauá oficializa monopólio dos transportes. Cidade terá apenas um lote e não poderão participar consórcios, só empresas isoladas.
Ilustração: Grupo T.R.A.
ADAMO BAZANI – CBN
Mauá terá monopólio de transportes oficializado.
O edital de licitação do sistema da cidade prevê apenas um lote operacional em vez de dois, como anunciado pelo então secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, em audiência pública na Câmara no início do ano.
Além disso, para reforçar ainda mais o modelo monopolista de transportes, não podem participar consórcios para este único lote. Apenas empresas individualmente.

E pelos investimentos na compra de alguns ônibus novos e pelas instabilidades jurídicas em Mauá, que não despertam interesse de empresários de outras regiões, é grande a possibilidade de ficar sozinha na cidade a Suzantur, empresa de Claudinei Brogliato e Ângelo Roque Garcia.
Os dois são sócios na empresa, de acordo com dados extraídos nesta quarta-feira, dia 16 de abril de 2014, da Junta Comercial do Estado de São Paulo.

A família Garcia, por José Garcia Netto, o Netinho, controla o Banco Caruana que financia ônibus para empresários do ABC Paulista, como Ronan Maria Pinto e Baltazar José de Sousa.
Os dados sobre o banco também foram consultados nesta quarta-feira.
Em entrevista coletiva, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, explicou em linhas gerais o edital que deve ser publicado nesta quinta-feira, dia 17 de abril de 2014, no Diário Oficial do Município.

O prefeito não mostrou coerência com o discurso que adotou em janeiro de 2013, época que a Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar José de Sousa e assumida pelo ex executivo de Constantino Oliveira, David Barioni Neto, começou a operar o lote dois junto com a Leblon Transporte.
Na época, Donisete disse que Mauá poderia ter três ou mais empresas e que isso seria melhor para a cidade.

Após tirar a Leblon de circulação num polêmico descredenciamento por supostas consultas indevidas a dados da bilhetagem eletrônica, a prefeitura mudou completamente o discurso. A Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, foi descredenciada pelo mesmo motivo, mas ainda opera boa parte das linhas do lote 01. Só a Leblon foi retirada.
Prefeito Donisete Braga e o secretário de Mobilidade Urbana Azor Albuquerque em coletiva. Foto: Roberto Mourão.
A Leblon já havia quebrado o monopólio na cidade que pertencia a Baltazar José de Souza, quando começou a operar na cidade em 2010. Na época, a empresa colocou todos os ônibus zero quilômetro, acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida, com ao menos quatro câmeras de segurança cada e GPS com informação em tempo real para o passageiro pela internet.
Os serviços da empresa eram bem avaliados pela população. A Leblon pertence à família Isaak, do Paraná, que não faz parte do grupo de empresários que domina parte dos transportes do ABC, em especial em Mauá e Santo André.

Donisete disse nesta quarta-feira que uma empresa só é melhor para a Taxa Interna de Retorno, ou seja, mais lucro, para o empresário e que a concessão onerosa é mais vantajosa neste caso.
A explicação, no entanto, é contestável, já que existem modelos de concessão onerosa em frotas de igual porte ou menor que de Mauá que contam com mais de um grupo empresarial diferente.

Segundo o prefeito, a outorga mínima exigida será de R$ 5 milhões. A única empresa que vai operar na cidade terá de repassar 4% da receita bruta para o município.
A partir da publicação do edital, serão 45 dias para o recebimento das propostas e dois meses para as análises.
A frota deve ter 250 ônibus e ser zero quilômetro.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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"Facts" Empresa de Blumenau já está pintando os ônibus que eram da Leblon Mauá

Cerca de 67 ônibus que operavam em Mauá foram para a empresa Nossa Senhora da Glória, de Blumenau- SC.
Marcopolo Viale Articulado Volvo B12M que eram da Leblon, estão recebendo a pintura padrão da cidade de Blumenal. Foto: Jaime Batista.
A empresa de ônibus Nossa Senhora da Glória, é responsável por 66% da frota dos ônibus do Consórcio Siga em Blumenau - SC. Recentemente, a empresa adquiriu cerca de 67 ônibus (41 convencionais, 15 micrões e 11 articulados, ano 2010) que eram da Leblon Mauá, empresa que operava o lote 02 das linhas municipais de Mauá.
Marcopolo Viale Articulado Volvo B12M, circulando pelas ruas da cidade no final do mês de março. Foto: Grupo T.R.A..
Marcopolo Viale Articulado Volvo B12M, circulando pelas ruas de Mauá no final do mês de março em direção a garagem. Foto: Grupo T.R.A..
Marcopolo Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD, fotografado em Tijucas do Sul - PR indo em direção a Blumenau. Foto: Windy Silva.
As primeiras informações sobre essa aquisição foi anunciada pelo Grupo T.R.A., em uma postagem na rede social Facebook e no blog T.R.A.:


Com o passar dos dias, surgiram novas fotos dos ônibus sendo pintados na empresa de Santa Catarina e outros esperando a funilaria:
Marcopolo Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD. Foto: Jaime Batista.
Marcopolo Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD. Foto: Jaime Batista.
Marcopolo Viale Articulado Volvo B12M. Foto: Jaime Batista.
Marcopolo Viale Articulado Volvo B12M. Foto: Jaime Batista.
Marcopolo Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD. Foto: Jaime Batista.
Marcopolo Viale Articulado Volvo B12M. Foto: Jaime Batista.
Segundo noticiários da cidade de Blumenau, o total de ônibus adquiridos chegam a 83 unidades. Como o total não bate com os ônibus da Leblon, conseguimos a informação de que o restante dos ônibus para completar o total citado, também virá de outra empresa de São Paulo, da falida Happy Play, que operava linhas municipais da capital paulista na zona leste:
Mascarello Gran Via 2011 B290R, operando pela Happy Play antes de ser descredenciada pela prefeitura de São Paulo. Foto: Gerson Oliveira.
Mascarello Gran Via 2011. Foto: Luiz Carlos Goes.

Mascarello Gran Via 2011 B290R, recebendo a pintura de Blumenau. Foto: Luiz Carlos Goes.
Interior do Mascarello Gran Via 2011. Foto: Luiz Carlos Goes.
Mascarello Gran Via 2011 B290R, recebendo a pintura de Blumenal. Foto: Luiz Carlos Goes.
Após o descredenciamento da empresa, várias unidades do modelo acabaram sendo encostados pela cidade, conforme o registro a seguir:
Ônibus com para choque rachado e roda com ferrugem. Foto: Everton Lopes.
Ônibus em uma rodovia do estado de São Paulo, na cidade de Embu das Artes.
Além desses ônibus que operaram pelas duas cidades do estado de São Paulo, a empresa Nossa Senhora da Glória também terá aparentemente, ônibus novo/semi novo do modelo Caio Apache Vip II:
Caio Apache Vip II Volvo B270F. Foto: Luiz Carlos Goes,
Caio Apache Vip II Volvo B270F. Foto: Luiz Carlos Goes,
Além desse, existem outros ônibus convencionais que faziam parte da Caravana Volvo, empresa que fabrica chassi de ônibus.

Fontes:
Blog do Jaime 
Facebook
ÔnibusBrasil.com  

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GTA BUS MAUA SA: Marcopolo Torino GV Nova Paulista

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago uma edição feita em um modelo que operou na capital paulista.
Trata-se do Marcopolo Torino GV Scania F94 da Empresa de Ônibus Nova Paulista.
A empresa trouxe algumas unidades do modelo que operavam no Rio de Janeiro. Eles operaram um bom tempo, até serem aposentados.
Fiquem com as fotos e link para download:
FOTO REAL:

https://www.4shared.com/rar/QJfJlb4dei/Marcopolo_Torino_GV_-_Nova_Pau.html
FICHA DE DADOS:
Base lateral: Weverton Busmania / Filipe Anacleto
Base traseira e frontal: Roger BMT / Victor Negreiros (Master Editions)
Pneu: Weverton Busmania
Banco cobrador e catraca - Law 3D
Calota Scania: Thiago de Souza
Bancos, balaustres, cobrador, painel, outros detalhes e edição: Thiago de Souza
Pintura: Thiago de Souza (Agradecimentos ao Willian Sousa)
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Abraços
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sábado, 12 de abril de 2014

"Facts" Tentativa de assalto em Santo André provoca acidente com mortes

Um ônibus perdeu o controle na Avenida São Bernardo, em Santo André, e se chocou com dois carros e outro ônibus no início da tarde desta sexta-feira. 
Foto: André Henriques - DGABC.
Uma tentativa de roubo a passageiros de um ônibus provocou um grave acidente que resultou na morte de ao menos três pessoas e deixou outra em estado grave no início da tarde desta sexta-feira (11), em Santo André, no ABC, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da assessoria de imprensa do município.

Por volta das 12h, um homem teria anunciado o roubo dentro de um coletivo na Avenida São Bernardo, na altura da Rua Saracanta, no Jardim Guarara, em Santo André. O motorista, em seguida, perdeu a direção do veículo e provocou o acidente, envolvendo outro ônibus e dois carros, segundo os bombeiros.
Imagens feitas por um morador mostram um dos carros completamente destruído. Dentro dele estavam Wladimir Teixeira Pinto, de 43 anos, a mulher dele, Célia Aparecida Daniel, também de 43 anos, e as duas filhas.

Nove equipes do Corpo de Bombeiros foram enviadas ao local para o resgate. Três vítimas foram encaminhadas ao Centro Hospitalar de Santo André. O casal não resistiu aos ferimentos e morreu. A filha mais nova foi submetida a cirurgia e encontra-se na UTI em estado gravíssimo, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde. Já a filha mais velha foi levada para o Hospital Mario Covas, e faleceu neste sábado (12).

O suspeito de roubo foi detido pelos passageiros do ônibus. Ele sofreu uma tentativa de linchamento antes de ser entregue a policiais militares. A ocorrência foi registrada no 6º distrito policiai de Santo André.


 
Fonte: G1

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terça-feira, 8 de abril de 2014

"Facts" Permissões com intermunicipais do ABC são prorrogadas por mais seis meses

Permissões a empresas do ABC são prorrogadas por mais seis meses. Neste período, EMTU pretende realizar licitação da área 5, das linhas intermunicipais.
Ônibus intermunicipal do Grupo de Baltazar. EMTU renovou permissões por mais seis meses até concluir licitação da área 5. Foto: Adamo Bazani
ADAMO BAZANI – CBN
As empresas de ônibus que prestam serviços intermunicipais no ABC Paulista tiveram as permissões renovadas por mais seis meses.
O prolongamento do tempo de atuação das companhias foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de sábado, 5 de abril.

Neste período, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos pretende concluir a licitação da chamada Área 5,que envolve as sete cidades da região: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Todas as outras quatro áreas da Região Metropolitana, contando com 39 municípios menos os do ABC, foram licitadas. Os serviços foram organizados, as linhas tiveram readequações e a frota foi renovada, contando com veículos dotados de acessibilidade para deficientes físicos.

No ABC, a EMTU tenta sem sucesso realizar a licitação desde 2006, quando também concluiu as concorrências nas outras áreas, por interferência dos empresários da região.
As operações no ABC contrariam a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Licitações 8.666/93 que determinam que todo o serviço público prestado por empresas privadas seja regido por contratos assinados depois de processo de concorrência que escolha a melhor proposta técnica e o menor preço.
Desta vez, o empecilho era a situação financeira, jurídica e fiscal do Grupo BJS, do empresário Baltazar José de Sousa.

Por causa de dívidas fiscais e trabalhistas da Soltur – Solimões Transportes e Turismo, de Manaus, a Justiça do Amazonas iniciou processo de recuperação judicial de 33 empresas de Baltazar. Entre elas, as que operam linhas intermunicipais no ABC: E.A.O.S.A. – Empresa Auto Ônibus Santo André, Viação São Camilo, EUSA – Empresa Urbana Santo André e Viação Ribeirão Pires Ltda.

Até então, a defesa de Baltazar tinha conseguido impedir a licitação sob o argumento de que se as empresas não conseguissem ficar no sistema teriam as finanças prejudicadas e isso atrapalharia o processo de recuperação judicial.
Mas na última sexta-feira, dia 04 de abril, a Justiça do Amazonas autorizou a EMTU prosseguir com a licitação.

Apesar das expectativas serem de melhoria nos serviços, os contratos desta licitação devem ser menos exigentes para com as empresas. Isso porque devem ter duração de até dois anos. Em 2016, a EMTU deve licitar novamente as outras quatro áreas e deve incluir a área 5. Assim, exigências como idade da frota e investimentos em tecnologia devem ser menores.

Hoje as linhas intermunicipais do ABC Paulista possuem a maior idade da frota da Região Metropolitana, com 9 anos em média. O número de veículos acessíveis é menor em relação às outras áreas e algumas empresas, em especial as do Grupo BJS, figuram entre as piores prestadoras de serviço do Estado, com as notas mais baixas no IQT – Indice de Qualidade do Transporte, da EMTU.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
 
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sexta-feira, 4 de abril de 2014

"Facts" Justiça libera licitação da área 5 da EMTU e Baltazar perde recurso

Justiça libera licitação da área 5 da EMTU. Certame deve ser lançado até o final deste mês e envolve o ABC Paulista.
Caio Foz da Viação Ribeirão Pires. Micro-ônibus operou nas linhas municipais de Mauá antes de ir para a empresa.
ADAMO BAZANI – CBN
A 5ª Vara Cível da Comarca de Manaus – AM decidiu nesta sexta, dia 04 de abril de 2014, que a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos pode realizar a licitação da área 5, correspondente às linhas intermunicipais do ABC Paulista.

Desde 2006, a EMTU tenta licitar a região.
Desta vez o empecilho era a situação jurídica das empresas de Baltazar José de Sousa. Trinta e três companhias do empresário estão em recuperação judicial entre elas a EAOSA- Empresa Auto Ônibus Santo André Ltda, Viação Ribeirão Pires Ltda, Viação São Camilo e Empresa Urbana Santo André – EUSA, que têm linhas intermunicipais na região.

A defesa de Baltazar alegava que a licitação poderia tirar as empresas de circulação impactando as finanças do Grupo BJS – Baltazar José de Sousa e consequentemente o processo de recuperação judicial.
A decisão foi dada pela Justiça do Amazonas porque o processo de recuperação judicial tem origem na empresa de Baltazar Soltur – Solimões Turismo, que atuava em Manaus.
A EMTU promete, a partir desta decisão, realizar os últimos ajustes para a publicação do edital ainda neste mês de abril.

Segundo nota da EMTU, a licitação deve melhorar a qualidade dos serviços da região:
“No momento, 18 empresas atuam no transporte metropolitano da região. O objetivo principal do novo processo licitatório é garantir a melhoria da qualidade do serviço prestado à população com a definição de regras mais claras, previstas em contrato, em relação aos direitos e obrigações do operador que vencer a concorrência pública. Além disso, haverá exigências em relação à renovação da frota em operação, propiciando mais conforto, regularidade na operação das linhas metropolitanas e acessibilidade às pessoas com deficiência.”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

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quarta-feira, 2 de abril de 2014

GTA BUS MAUA SA: Marcopolo Paradiso G6 Tahuana Turismo

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA:
Hoje trago uma pintura de um ônibus que fazia fretamento pela região.
Trata-se do Marcopolo Paradiso G6 1200 HD Volvo B10R da Tahuana Turismo, que tinha sua sede em Ribeirão Pires.
Sobre o ônibus, ele acabou sendo vendido depois de operar anos pela empresa, que teve boa parte da sua frota repassada para a Opinião Turismo.
Fiquem com as fotos e link para download:
FOTO REAL:

http://www.4shared.com/rar/yPy4vJvVce/Marcopolo_Paradiso_G6_-_Tahuan.html

FICHA DE DADOS:
Autor do modelo: Vega
Conversão e Ajustes: Neee°
Lanternas 3D: Neee°

Ediçoes no Paradiso feitas por: Gustavo - GTA BUS RS  
Pintura: Thiago de Souza
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Abraços

terça-feira, 1 de abril de 2014

"Facts" Licitação do transporte público de Mauá está atrasada e marcada por incertezas

Licitação dos Transportes em Mauá está atrasada e é marcada por incertezas e receio de novos empresários. Concorrência ainda não despertou interesse de empresários pelo histórico de insegurança jurídica na cidade. Suzantur deve participar e permanecer.
Passageiros embarcando em um ônibus alimentador da Suzantur no Terminal Zaíra.
ADAMO BAZANI – CBN
Neste dia 1º de abril, a audiência pública sobre a possível licitação dos transportes em Mauá, na Grande São Paulo, completa 47 dias, mas na prática não houve nenhum avanço no processo, apesar das diferentes datas prometidas pelo prefeito Donisete Braga, do PT.

No dia 12 de fevereiro, o secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira, que deixa a pasta para concorrer ao cargo de deputado estadual pelo PT de São Paulo, mesmo partido de Donisete Braga, em audiência pública na Câmara Municipal de Mauá disse que o edital estaria pronto no início de março. No lugar de Paulo Eugênio, assume a pasta de transportes e trânsito, Azor Albuquerque, assessor e integrante do mesmo grupo de Paulo Eugênio.

Dias depois da audiência, o prefeito Donisete Braga disse que o edital estaria pronto em 05 de março. A data não se confirmou e Donisete Braga falou então no dia 20 de março, o que também não ocorreu.
A reportagem do Blog Ponto de Ônibus apurou que o histórico de conflitos em torno do controle dos transportes em Mauá e a insegurança jurídica na cidade têm feito com que empresários do setor que não atuam no ABC não se interessem pela licitação até o momento.

“O que a prefeitura fez com a empresa Leblon não deixa os empresários seguros para tentarem investir em Mauá, a não ser quem é da região mesmo. Vai que eu assino um contrato, invisto e, de repente, aparece uma situação da prefeitura e eu tenho de sair” – opinou um empresário da Grande São Paulo, que pediu para não ser identificado.

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