quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

"Facts" Mauá continuará com dois lotes operacionais, conforme audiência pública realizada na câmara dos vereadores

Licitação em dos transportes em Mauá: cidade continua só com dois lotes. Emergencial Suzantur vai poder concorrer. Movimentos sociais acreditam em manobra para retomada de monopólio dos transportes em Mauá. Prefeitura vai exigir ônibus novos.
Foto e ilustração: Grupo T.R.A..
ADAMO BAZANI – CBN
A fala do prefeito de Mauá, Donisete Braga, de que a cidade poderia ter “três, quatro ou cinco empresas” e que, na opinião dele, quanto mais companhias de ônibus seria melhor, ficou apenas no discurso. Durante a disputa entre a operadora Leblon, da família Issak, e Estrela de Mauá, de David Barioni Neto, fundada por Baltazar José de Sousa, Doniste Braga disse que a cidade de Mauá teria condições e demanda para mais de duas empresas de ônibus.

O edital de licitação dos transportes de Mauá, no entanto, prevê a mesma constituição do modelo atual: a divisão dos serviços em dois lotes.
A diferença é que em vez de o lote 01 ter 60% das linhas e o lote 02 ter 40%, cada um dos lotes terá 50% de participação no sistema.

O secretário de mobilidade urbana de Mauá, Paulo Eugênio Pereira, participou nesta quarta-feira, dia 12 de fevereiro de 2014, de audiência pública para explicar o processo de licitação dos serviços de ônibus.

Sob a observação de movimentos sociais e funcionários das empresas de ônibus, descrentes ainda em relação ao processo licitatório, Paulo Eugênio explicou algumas das principais exigências da prefeitura que devem estar presentes no edital, a ser publicado no início de março.

Segundo explicou o secretário, a prefeitura vai exigir que as duas novas empresas a serem escolhidas na licitação coloquem frota 100% zero quilômetro e acessível.

O número de veículos deve subir dos atuais 210 ônibus para 240.
A prefeitura também deve exigir que as empresas de ônibus que vencerem a disputa pública instalem na cidade 300 novos abrigos, 150 cada companhia.

O sistema de localização de frota, GPS, já presente nos ônibus das empresas Viação Cidade de Mauá e Leblon, será outra exigência.

A Suzantur, apesar de ter sido contratada emergencialmente pela prefeitura em outubro e já tendo uma “vantagem sobre eventuais concorrentes” por conhecer a operação na cidade e ter funcionários do atual sistema vai poder participar da licitação.

Para continuar lendo, clique aqui.

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário