segunda-feira, 25 de novembro de 2013

"Facts" Ônibus que era da Viação Estrela de Mauá começa a circular pela Suzantur

Com a operação dele, surge uma questão: será que a Estrela de Mauá tem ligação com a Suzantur?
Mascarello Gran Via 2011 Volvo B270F que era da Viação Estrela de Mauá começou a operar pela Suzantur.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago informações sobre os "novos" ônibus da Suzantur que estão e estarão nas ruas nos próximos dias.
Trata-se dos Mascarello Gran Via 2011 Volvo B270F 6x2 que eram da Viação Estrela de Mauá. Eles estavam espalhados por cidades do nordeste e recentemente, retornaram à Mauá para operar na Suzantur.
Nesta segunda, dia 25 de novembro de 2013, começou a operar na linha 061 - Terminal Sônia Maria / Terminal Central o trucado de prefixo 03 053. Aparentemente, o ônibus continua "novo", interior original, motor original e a pintura padrão que a Estrela utilizou entre 2012/2013:
Lixeira que fica na porta traseira estava solta e debaixo do assento.
Interior do Mascarello Gran Via 2011 Volvo B270F.
Passageiros da linha 061 - Sônia Maria embarcando no Terminal Central.
Reflexo de luzes mostra um amassado na traseira do ônibus.
A expectativa é que, nos próximos dias, os outros ônibus do modelo comecem a operar pela Suzantur de forma emergencial.

Por outro lado, usuários da linha 123 - Itapark Novo, flagraram um Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF-1721 ex-Oak Tree com dificuldades para subir um morro. Após várias tentativas, o motorista desiste e os passageiros são obrigados a embarcar no ônibus que vinha atrás:

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sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"Facts" Segundo dia de operação da Suzantur no lote 02 é marcado por problemas operacionais pela manhã

Passageiros reclamaram dos ônibus lotados, atrasados e a falta de informação.
Passageiros da linha 061 - Sônia Maria continuaram estranhando o ônibus com apenas uma porta para embarque no Terminal Central durante a tarde.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago os registros do segundo dia de operação da Suzantur em 06 linhas do lote 02 que eram da Leblon Transporte de Passageiros.
Pela manhã, o nosso colega, parceiro e repórter do blog Ponto de Ônibus, Adamo Bazani fez uma reportagem sobre a dificuldade dos passageiros para pegar os ônibus:

ADAMO BAZANI – CBN
Os passageiros do sistema municipal de ônibus de Mauá enfrentaram problemas no primeiro dia útil de operação da empresa Suzantur, convocada pelo prefeito petista Donisete Braga para percorrer linhas de ônibus na cidade após o polêmico descredenciamento das empresas Viação Cidade de Mauá e Leblon Transporte de Passageiros.

Depois do quinto recurso jurídico contra a empresa Leblon que tinha um mandado de segurança para prestar serviços na cidade, Donisete Braga conseguiu com que o presidente do TJ-SP – Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, suspendesse os efeitos do mandado de segurança na segunda-feira, dia 18 de novembro.

No dia 20, a Suzantur começou a operar em cinco linhas da Leblon Transporte.
Como foi feriado, a demanda estava bem menor que habitualmente.
Mas nesta quinta-feira, dia 21 de novembro, primeiro dia útil de operação da companhia, os passageiros da cidade vivenciaram diversos transtornos.

A Suzantur chegou a operar entre os dias 19 de outubro de 08 de novembro em sete dias nas linhas da Viação Cidade de Mauá – VCM, do lote 01. Ela foi impedida pela Justiça do Amazonas que acompanha a recuperação judicial do grupo de Baltazar José de Sousa, do qual a VCM faz parte, que tenta escapar da falência. Além de impedir a circulação da Suzantur, o juiz Rosselberto Himenez, da 5ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho de Manaus, determinou que os leitores do cartão de bilhetagem eletrônica fossem retirados das catracas da Suzantur, o que não foi obedecido pela prefeitura de Mauá e pela empresa de ônibus.

Nesta quinta-feira, a desorganização das operações da Suzantur atrapalhou a rotina dos passageiros.
Apesar de ficar parada entre os dias 08 e 20 de novembro, a empresa e a prefeitura não adaptaram os ônibus para a realidade dos transportes em Mauá. Os ônibus que estão na Suzantur são usados e pertenciam a empresa Oak Tree, que faliu na Capital Paulista.

Os veículos ainda seguem os padrões operacionais da SPTrans – São Paulo Transporte, gerenciadora dos serviços na cidade de São Paulo.
Para ler a matéria completa, clique aqui.

Já no período tarde/noite, a operação da empresa foi melhor na linha 061 - Sônia Maria, quando chegou a ter 11 ônibus operando:
Mascarello Gran Via Low Entry 2011 Volvo B290R na linha 051 - Capuava durante a tarde.
Mascarello Gran Via Low Entry 2011 Volvo B290R na linha 061 - Terminal Sônia Maria.
Mascarello Gran Via Low Entry 2011 Volvo B290R na linha 061 - Terminal Sônia Maria. Fiscal da Suzantur orientava os motoristas e acompanhava os intervalos dos ônibus que chegavam no local.
Caio Millennium II Mercedes Benz O500M da Suzantur.
Caio Millennium II da linha 061 - Sônia Maria chegando no Terminal Central de Mauá.
A linha 123 - Itapark Novo teve problemas o dia inteiro. Por volta das 18:30, o ponto de ônibus no Terminal Central estava completamente cheio:
Ponto da linha 123 - Itapark Novo, por volta das 18:30hs.
Após esse registro, chegou dois ônibus da Suzantur, um atrás do outro. As demais linhas: 051, 092 e 122, não tiveram relatos de problemas operacionais durante o período tarde/noite.

No outro lado da história, o Grupo T.R.A. flagrou o exato momento que um ônibus da Leblon quebrou durante operação na linha 080 - Expresso Terminal Zaíra/ Terminal Centro:
Segundo informações obtidas, o Busscar Urbanuss Articulado, prefixo 2812 estava com o motor super aquecido. Para não causar problemas, foi solicitado um outro ônibus à garagem e rapidamente outro articulado apareceu para os passageiros fazerem a trânsferência.

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quarta-feira, 20 de novembro de 2013

"Facts" Suzantur começa a operar 6 linhas da Leblon Mauá

De última hora, prefeitura de Mauá "pede" para Leblon operar a linha do Zaíra 4, que é operada por articulados.
Marcopolo Viale Articulado Volvo B12M da Leblon na linha 084 - Zaíra 4.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago informações sobre o primeiro dia de operação Suzantur nas seguintes linhas do lote 2, após um revés na justiça:
051 - Capuava / Terminal Centro
061 - Terminal Sônia Maria / Terminal Centro
092 - Santa Rosa / Terminal Centro
122 - Jardim Silvia via Bom Recanto / Terminal Centro
122 - Jardim Silvia via Vila Ana / Terminal Centro
123 - Itapark Novo / Terminal Centro

Linhas como 051, 092 e 122, a operação foi normalmente. Já nas demais linhas, foram detectados algumas curiosidades, conforme os registros a seguir:

Caio Apache Vip I na Linha 122 - Jardim Silvia Bom Recanto.
Itinerário com metade do nome da linha 123 - Itapark Novo;
Passageiros estranharam o interior do ônibus, pois tem porta no lado esquerdo e a catraca fica praticamente no meio do ônibus.
Na linha 061 - Terminal Sônia Maria, os passageiros também estranharam o ônibus com uma porta. Além disso, o ônibus não parou completamente no espaço reservado da plataforma. Isso atrapalhou a passagem dos ônibus que queriam passar pela plataforma 1.
Tínhamos informado anteriormente, que a linha 084 - Zaíra 4 iria ser operada também pela empresa. Porém, em cima da hora, a prefeitura de Mauá "pediu" que a Leblon continuasse operando a linha sozinha, pois a Suzantur não possui ônibus articulados.
Nesta quinta feira, iremos fazer uma cobertura em dois horários diferentes para acompanhar a operação da empresa, já que no lote 01, ela enfrentou alguns problemas em linhas que eram da Viação Cidade de Mauá.

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"Facts"' Suzantur irá operar 6 linhas da Leblon nesta quarta

Ônibus usados de São Paulo da Oak Tree/Suzantur começam a operar nesta quarta-feira em linhas da Leblon. Foram escolhidas as linhas de maior demanda do lote 02 e veículos são inadequados para a realidade de Mauá.
Linha 092 - Santa Rosa que é operada pela Leblon, irá ser operada pela Suzantur.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago informações do nosso colega e parceiro do blog Ponto de Ônibus, Adamo Bazani a respeito da operação da Suzantur em Mauá. Dessa vez, serão 6 linhas da Leblon:

ADAMO BAZANI – CBN
A partir desta quarta-feira, dia 20 de novembro, os ônibus que eram da Oak Tree, empresa falida da Capital Paulista, e que agora estão na Suzantur, vão começar a operar em seis linhas da Leblon no lote 02 do sistema municipal de Mauá.

A mudança ocorre depois de decisão do presidente do TJ-SP – Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, que atendeu ao quinto recurso do prefeito petista Donisete Braga para tirar a Leblon Transporte de circulação.

Donisete se baseou numa sindicância contestada judicialmente e que teve parecer contrário da própria corregedora do município de Mauá que apontou supostas consultas indevidas ao sistema de bilhetagem eletrônica da cidade.

A emergencial Suzantur operou dos dias 19 de outubro a 08 de novembro em sete linhas da Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa. Mas pelo fato de o grupo de Baltazar estar em processo de recuperação judicial, tentando escapar da falência por causa de dívidas trabalhistas, com bancos e com fornecedores, a Justiça de Manaus, que julga a situação da empresa Soltur, determinou que a Suzantur deixasse as linhas do lote 01.

A Leblon não tem débitos e sua situação fiscal e trabalhista está em ordem. Mesmo assim, a empresa teve menos amparo e agora terá de ceder as linhas para a empresa suspeita de ser ligada ao banco Caruana, que por sua vez financia ônibus para Baltazar José de Sousa.

Quando estavam em operação, os serviços da Suzantur foram criticados pela população.
Houve relatos de atrasos de atrasos e quebras constantes além do uso de ônibus inadequados para a realidade de Mauá.
Ônibus com as cores e configuração ainda da SPTrans, sistema de São Paulo onde operava a falida Oak Tree, possuem portas à esquerda que ficam inutilizadas, catraca do meio do veículo e uma porta para desembarque e outra para embarque, dificultando o acesso.

A “modernização” dos transportes provocada por Donisete Braga ainda implantará ônibus convencionais no lugar das linhas que contavam com articulados para atenderem a demanda.

Curiosamente, as linhas que vão ser operadas pela empresa tampão são as de maior demanda:
051 - Capuava
061 - Sônia Maria
084 - Zaíra 4 via Terminal Zaíra
092 - Santa Rosa
122 - Jardim Silvia Bom Recanto
122 - Jardim Silvia Vila Ana
123 - Itapark Novo

As linhas de menor demanda ou de tráfego difícil, como em ruas de terra, Donisete Braga deixou ainda com a Leblon.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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terça-feira, 19 de novembro de 2013

"Facts" Houve campanha de baixo assinado para a Leblon continuar operando em Mauá

Campanha de baixo assinado é uma das tentativas da Leblon para tentar reverter decisão da justiça.
Pessoa de camisa verde estava no terminal Sônia Maria pegando assinaturas durante a tarde desta terça-feira (19).
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago mais informações sobre a série "O que será que vai acontecer?".
Nesta terça feira, a página oficial da Leblon no Facebook estava com a seguinte imagem:
Imagem: Grupo Leblon.
Além da campanha na rede social, foram vistas algumas pessoas sem identificação em diversas áreas da cidade pegando assinaturas para a permanência da empresa na operação do lote 02 das linhas municipais de Mauá.
Isso tudo é resultado da reversão da justiça na segunda, que derrubou a liminar que a Leblon não poderia ser retirada no município por causa da "confusão de bilhetagem" entre 2010 e 2011.
Porém, nesta quarta feira, a Suzantur irá operar 6 linhas da Leblon com seus ônibus ex-Oak Tree.
Além dessas campanhas, no site Petição Pública, os usuários podem assinar virtualmente. Para acessar a página, clique aqui.

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segunda-feira, 18 de novembro de 2013

"Facts" O que será que vai acontecer? Justiça derruba liminar da Leblon em Mauá

Tribunal de Justiça derruba liminar que mantém Leblon operando em Mauá. Presidente do Tribunal de Justiça acatou argumentos da prefeitura sobre sindicância que apontou supostas invasões no sistema de bilhetagem eletrônica dos transportes na cidade. Empresa de ônibus diz que vai recorrer da decisão.
Validador da Passo nos ônibus da Leblon.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago mais uma notícia da série:"O que será que vai acontecer?". As informações são do nosso parceiro e repórter do Blog Ponto de Ônibus, Adamo Bazani:

ADAMO BAZANI – CBN
O vai e vem jurídico sobre o sistema de transporte de Mauá não para.
Mal foi proferida uma decisão da Sexta Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, na última quarta-feira, favorável à liminar que mantém a Leblon operando na cidade, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, derrubou nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, a mesma liminar.

O desembargador acatou os argumentos da prefeitura de Mauá que descredenciou a Leblon Transporte e a Viação Cidade de Mauá com base numa sindicância que apontou supostas invasões no sistema de bilhetagem eletrônica. A prefeitura declarou a Leblon e a Viação Cidade de Mauá (VCM) inidôneas e multou a Leblon Transporte em R$ 12,2 milhões e a VCM em R$ 8,4 milhões.

Na decisão desta segunda-feira, Sartori diz que os efeitos da declaração de inidoneidade não foram suspensos judicialmente, portanto, segundo o entendimento do desembargador, a prefeitura tem a possibilidade de descredenciar as empresas de ônibus.

Com isso, fica válida a suspensão do contrato da Leblon que ocorreu no dia 18 de outubro.
Na oportunidade, a Prefeitura de Mauá contratou emergencialmente a Suzantur, que no dia 19 de outubro, passou a operar somente em cinco linhas da Viação Cidade de Mauá. A Leblon era respaldada por esta liminar.

A Viação Cidade de Mauá, no entanto, faz parte de um grupo de empresas que está em recuperação judicial por causa da companhia Soltur – Solimões Turismo, do estado do Amazonas.
Uma decisão da Justiça de Manaus determinou que a Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa, voltasse a operar integralmente as linhas de ônibus que haviam sido assumidas pela emergencial Suzantur.

No entendimento da justiça manauara, a operação da Suzantur prejudicaria as receitas do grupo e Baltazar e consequentemente também atrapalharia o processo de recuperação judicial.
A Suzantur então recolheu os ônibus no último dia 08 de novembro.

Em nota, o departamento jurídico da Leblon disse que vai recorrer:
“A empresa ainda não foi intimada formalmente da decisão. Assim que for notificada irá recorrer. O Grupo Leblon confia e espera reverter este despacho e garantir a sua permanência em Mauá, como ocorreu em diversos casos anteriores. A decisão do presidente do TJ foi baseada num argumento falso da prefeitura de Mauá de que a continuidade dos serviços da Leblon seria um risco de grave lesão ao sistema de transporte coletivo da cidade, o que é facilmente combatido pelas diversas pesquisas e demonstrações de satisfação plena dos passageiros com as atividades da Leblon”

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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"Facts" Prefeitura de Mauá tentará na justiça recolocar a Suzantur em operação nos próximos dias

Empresa foi contratada emergencialmente pelo governo municipal para substituir a Viação Cidade de Mauá no lote 01, mas foi impedida na Justiça de continuar operando.
Mascarello Gran Via Low Entry 2011 Volvo B290 da Suzantur quando estava operando na linha 41 - Vila Mercedes. Veículo é ex-Oak Tree.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago uma notícia referente à Suzantur, que desde o dia 08 de novembro, deixou de operar 7 linhas junto com a Viação Cidade de Mauá por causa de uma liminar de Manaus - AM:

Bruno Coelho - ABCD Maior
O governo do prefeito de Mauá, Donizete Braga (PT), pretende recorrer nos próximos dias à decisão do TJ-AM (Tribunal de Justiça do Amazonas) que proíbe a circulação dos ônibus da empresa Suzantur, contratada emergencialmente para substituir a Viação Cidade de Mauá.

Enquanto espera por uma reviravolta na corte, o Paço mantém a frota e motoristas da operadora no município. Os 59 veículos da Suzantur foram retirados há uma semana de circulação, após o juiz Rosselberto Himenes dar parecer favorável à Viação Cidade de Mauá para a operação total de sua frota de aproximadamente 140 ônibus pelas ruas da cidade.

Para o magistrado, a manutenção das atividades da empresa de Baltazar José de Souza tem em vista a recuperação fiscal da Viação. O empresário tem dívida de aproximadamente R$ 253 milhões com a União por sonegação. Em caso de descumprimento, a Prefeitura de Mauá pode ser penalizada a pagar R$ 30 mil por dia.

De acordo com o secretário de Governo, Edílson de Paula (PT), o recuo da Administração ocorreu por respeito à determinação judicial, mas adiantou que a ação cautelar será contestada.

“Primeiro temos que ir ao tribunal de Manaus para questionar a decisão deles. Se o parecer for mantido, vamos recorrer na esfera nacional”, explicou o secretário.

Fonte: Mauá Virtual

Lembrando que, por causa dessa liminar de Manaus,a licitação intermunicipal da área 5 também não pode acontecer. O governo do estado de São Paulo também irá tentar recorrer na justiça.

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sábado, 16 de novembro de 2013

Grupo T.R.A. visita a V.V.R. 2013

Caminhões e Ônibus que fizeram história no transporte brasileiro estavam na exposição que ocorre todo ano na Barra Funda, em São Paulo.

CMA Flecha Azul VIII Scania K124 e Cermava Papa Fila GMC 9500 na V.V.R. 2013.
O que é V.V.R.? A resposta é do nosso parceiro Adamo Bazani:
“VVR – Viver, Ver e Rever ” é um evento realizado pelo Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro, que teve início em 2004 na garagem de ônibus da Expresso Redenção, em São Paulo, e hoje faz parte do calendário turístico oficial do Estado. O evento tem patrocínio da Mercedes Benz, mas são expostas todas as marcas de ônibus e caminhões, nacionais e importados, sem nenhuma restrição.
Em cada área do Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona Oeste de São Paulo, onde a exposição é realizada desde 2007, uma história, um sorriso, lágrimas, emoção e muita saudade dos mais antigos e curiosidade e aprendizado para os mais novos.
Além dos ônibus antigos, a exposição que foi realizada nos dias 09 e 10 de novembro de 2013 teve a fusão entre o passado e o presente. Alguns ônibus novos que irão e estão circulando pelo Brasil afora marcaram presença. O evento também contou com a presença de vários caminhões antigos e veículos.
Os membros [T.R.A].: Anderson Veloso, Douglas Castro, Marcos Meira, Max, Rafael Oliveira e Thiago de Souza marcaram presença no evento:
Miniaturas de colecionadores.
Ônibus dividiam o espaço com alguns carros antigos.
Logo que entraram, eles viram que dois ônibus que estavam saindo do evento. Então eles foram para fora do Centro de Exposições flagrar os ônibus e os que passarem pela avenida:
Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF-1721 da Viação Gato Preto.
Caio Millennium BRT Mercedes Benz O500U da Sambaíba.
Ibrava Hércules Agrale MA 15.0 da Transcooper.
Mercedes Benz Monobloco 0-355 da Irmãos Teixeira.
Mercedes Benz Monobloco O-371RS.
Após fazer os registros, eles voltaram para dentro do evento:
Marcopolo Viaggio G4 1100 Volvo B10M.
CMTC Monika Mercedes Benz Lp-321 da CMTC.
Painel do CMTC Monika Mercedes Benz Lp-321 da CMTC.
Duas datas de reforma no CMTC Monika Mercedes Benz Lp-321 da CMTC.
Detalhes do acabamento interno, assento e piso do CMTC Monika Mercedes Benz Lp-321 da CMTC.
ACF Brill Trolebus da CMTC, Mercedes Benz Monobloco 0-362 da Brasilsul e Nielson Diplomata 2.50 Volvo B58 da Viação Graciosa.
ACF Brill Trolebus da CMTC.
ACF Brill Trolebus da CMTC.
Mercedes Benz Monobloco 0-362 da Brasilsul e Nielson Diplomata 2.50 Volvo B58 da Viação Graciosa.
Nielson Diplomata 2.50 Volvo B58 da Viação Graciosa e Nielson Diplomata 350 Mercedes Benz O-371RS da Rodrigues.
Mercedes Benz O-352 da Vip Bus e Mercedes Benz O-355 da São Caetano.
Mercedes Benz Monobloco O-371RS e Incasel Continental Mercedes Benz LP-1113, ambos Motorhomes. (que significa ônibus adaptados com dormitórios e etc)
Chevrolet Jardineira Gasolina da Cocatur.
Incasel Continental Mercedes Benz LP-1113 Motorhome e Caio Vitória Mercedes Benz OF-1318 da Viação São José.
Caio Vitória miniatura da Viação São José que era do grupo de busólogos e ao fundo dois ônibus da empresa.
GMC Buffalo P8M-4108A.
GMC Buffalo P8M-4108A.
Nielson Diplomata 380 Scania K112CL da Expresso Brasileiro e Fiat 190 H.
Nielson Diplomata 380 Scania K112CL da Expresso Brasileiro.
Fiat 190 H.
Carbrasa Jardineira Chevrolet Brasil do Colégio Dante Alighieri.