quinta-feira, 29 de agosto de 2013

"Facts" Prefeitura tenta novamente, mas justiça nega novo pedido de tirar a Leblon de circulação

Justiça nega novo recurso movido pela prefeitura de Mauá. Isso mostra novamente a imparcialidade do governo Donisete Braga.
Imagem retirada do blog Ponto de Ônibus.
Olá pessoal que acompanham o "Facts"
Hoje trago o link de duas matérias publicadas no blog Ponto de Ônibus, do nosso parceiro e colega Adamo Bazani a respeito da nova tentativa fracassada da Prefeitura de Mauá para colocar a Viação Estrela de Mauá nas ruas:

ADAMO BAZANI – CBN
Na disputa judicial entre duas empresas privadas, a Prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, tomou partido para um dos lados, em uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo.
A prefeitura entrou na semana passada com um pedido de suspensão da decisão judicial que garante as operações da companhia de ônibus Leblon na cidade, beneficiando a empresa Estrela de Mauá.

De acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo, o processo foi movido pela Prefeitura de Mauá, na situação de requerente, tendo como parte interessada a Viação Estrela de Mauá Ltda, empresa criada por Baltazar José de Sousa, que está foragido da Justiça, segundo o Ministério Público Federal, e hoje presidida por David Barioni Neto.

Barioni teve os bens considerados indisponíveis pelo Banco Central, após intervenção no Banco BVA, instituição que é alvo de denúncias de crimes financeiros e que teve David Barioni como integrante do conselho administrativo.
Nesta segunda-feira, o presidente do Tribunal de Justiça, Ivan Sartori, deixou de deferir o pedido feito pela prefeitura de suspensão do mandado de segurança que mantém a Leblon em operação.

“O presidente do TJ-SP entendeu que não havia motivos para conceder o que a prefeitura solicitou, inclusive pedindo ao jurídico do município que junte mais provas para análise posterior do processo. As provas da prefeitura foram insuficientes e pouco fundamentadas” – disse o advogado da Leblon, Luiz Fernando de Almeida Guilherme.
Os advogados da empresa de ônibus paranaense se disseram surpresos com a atitude da prefeitura, principalmente por dois motivos.

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segunda-feira, 26 de agosto de 2013

"Facts" O que será que vai acontecer? Entenda o que houve com a frota da Estrela de Mauá

Varios ônibus da Viação Estrela de Mauá foram para Imperatriz - MA para operar na VBL.
Ilustração: Grupo T.R.A.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Depois de um bom tempo sem atualizações no blog por causa de problemas em nossa máquina virtual, encontramos uma brecha nas tarefas do dia a dia e um computador para darmos uma atualizada na mini série: "O que será que vai acontecer?".

No começo de agosto, foram vistos vários ônibus da Estrela de Mauá saindo da cidade e até então indo para algum lugar desconhecido. Com o passar dos dias, alguns foram vistos em Goiânia e dias depois chegaram a Imperatriz do Maranhão, como suspeitava  o Grupo T.R.A. desde o princípio.

Para quem não sabe, a empresa tinha perdido o contrato de operação na cidade por vários problemas.
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Enquanto isso, os passageiros resolveram fazer um movimento pela rede social Facebook chamado: Movimento Fora VBL. Assim como teve protestos em Mauá pedindo a redução da tarifa e melhorias no transporte, o pessoal em Imperatriz também está se mobilizando para que as coisas melhorem. Para acessar a página do movimento, clique aqui.

Os últimos fatos recentes sobre os veículos e a VBL é o seguinte:

Vários ônibus que vieram da Estrela de Mauá foram vistoriados pela prefeitura e já podem circular por tempo indeterminado pela liminar da justiça.
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+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!" 

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

7° Rolê Oficial T.R.A.: Balsas, terra, vários ônibus e divisa de SP/Mauá com apenas duas pessoas

Em mais um dia de descobertas, essa edição do rolê T.R.A. contou com apenas duas pessoas, que andaram em quatro ônibus municipais de São Paulo com apenas uma tarifa paga no Bilhete Único.
Comil Svelto 2008 Volkswagen da CooperPam dentro de uma das três balsas em São Paulo.
Olá pessoal que acompanham o Busologia Mauá;
Neste final de mês de julho, realizamos o 7° Rolê T.R.A.. Uma edição intermunicipal longa, mas barata para quem usasse o cartão bilhete único nas linhas municipais de São Paulo.
No dia 27/07/2013 (sábado), os membros T.R.A. Rafael Oliveira e Thiago de Souza chegaram no Terminal Central de Mauá e encontraram a plataforma invertida vazia (local de encontro):
Antiga plataforma 4 invertida do Terminal Central de Mauá.
Como várias pessoas não puderam ir e avisaram antecipadamente, eles embarcaram no ônibus da linha 061 - Sônia Maria:
Marcopolo Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD, prefixo 2404 da Leblon Transporte de Passageiros no Terminal Sônia Maria.
Chegando no Terminal Sônia Maria, eles foram para o ponto do corredor da Metra para embarcar no ônibus da linha 285 - Ferrazópolis.
Ônibus vai, ônibus vem e eles fazem algumas fotos antes de embarcarem no Caio Millennium II Scania K270 Trucado da Metra:
Placa de informações da Metra.
Busscar Urbanuss Pluss Scania L94.
Marcopolo Viale Scania L94UB 6x2.
Curiosidade em um dos Urbanuss Pluss da Metra: Ele possui todos os bancos da Caio, e não da Busscar.
Interior de um dos vários Caio Millennium II Scania K270 6x2 da Metra.
Detalhe para o ar condicionado e duas capas de iluminarias nos Caio Millennium II da Metra.
Chegando na parada Djalma Dutra em São Bernardo do Campo, eles vão para o ponto de ônibus municipal e intermunicipal para esperar um ônibus com destino a balsa.
Lá, eles também fizeram registros:
Parada Djalma Dutra em SBC.
Caio Apache S21 Scania F113HL seletivo da Viação Imigrantes.
Busscar Urbanuss Pluss elétrico da Metra e Marcopolo Senior 2005 Mercedes Benz OF-1218 da SBCTrans.
Marcopolo Senior 2000 Volkswagen 8.140 CO, prefixo 1191 da SBC Trans.
Caio Millennium II Articulado Mercedes Benz O-500UA. Queríamos andar nele, mas não andamos. Se esperássemos mais 10 minutos, o próximo ônibus a passar seria ele sentido SBC.
Marcopolo Senior 2000 Volkswagen 8.140 CO, prefixo 1191 da SBC Trans. A publicidade nos ônibus da empresa é feita pela XLaser.
Frente do Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF-1722M da Expresso SBC, ex-Rio de Janeiro.
Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF-1722M, prefixo 250 da Expresso SBC.
Marcopolo Senior 2005 Mercedes Benz OF-1218, prefixo 1423 da SBC Trans.
Frente do Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722M da Riacho Grande, ex-Imigrantes. OBS: Ele não possui o selo de inspeção da EMTU
Marcopolo Torino 2007 Mercedes Benz OF-1722M, prefixo 2040 da Riacho Grande.
Detalhe para a lixeira do ponto de ônibus: "Fico feliz de barriga cheia".
Marcopolo Viale Mercedes Benz OF-1722M, prefixo 717 da SBCTrans.
Depois de esperar vários minutos, apareceu um ônibus da linha 30 - Balsa João Basso:
Marcopolo Torino 1999 Volkswagen 17.210 EOD, prefixo 999 da SBC Trans.
Interior do Torino, prefixo 999 da SBCTrans.
Interior do Torino, prefixo 999 da SBCTrans.
Chegando no local, eles viram a balsa chegando no outro lado de São Bernardo. Enquanto eles esperaram por mais alguns minutos, eles fizeram alguns registros no local:
Balsa João Basso.
3 Caio Apache Vip II Mercedes Benz OF-1722M da SBCTrans.
Marcopolo Torino  1999 Volkswagen 17.210 EOD, prefixo 999 e 3 Caio Apache Vip II Mercedes Benz OF-1722M da SBCTrans.
Caio Apache Vip III Mercedes Benz OF-1721, prefixo 1687 da SBC Trans.
Caio Alpha Mercedes Benz OF-1721, prefixo 189 da SBCTrans.
Chegada da balsa e desembarque das pessoas e dos veículos.
Após embarcarem na balsa, eles registraram o trajeto feito pela balsa, que durou menos de cinco minutos para atravessar a represa Billings:

Chegando no outro lado, eles esperaram por cerca de 30 minutos a chegada e saída do ônibus da linha 34B - TAQUECETUBA:
Saída dos veículos que estavam na balsa e ônibus gratuito da SBCTrans.
Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF-1721 da SBC Trans.
Interior do Marcopolo Torino GV da SBCTrans.
Os ônibus dessa região são circulares e gratuitos. Uma parte do trajeto é no asfalto, mas o restante é na terra. Para quem é de Mauá, lembra um pouco as ruas de terra das linhas 142, 143 e 144.
Ainda dentro do ônibus e parado ao lado da balsa, entrou um vendedor ambulante no ônibus vendendo doces e salgados. Depois de puxar papo com algumas pessoas, ele e mais dois senhores ficaram discutindo sobre religião, onde o tema principal era a visita do Papa e o tratado que ele tinha assinado legalizando o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo.
Foram 10 minutos de discussão, até que deu duas da tarde e o ônibus iria sair do local.
Depois de andar quase 30 minutos de ônibus até a outra balsa, que faz divisa de São Bernardo do Campo com São Paulo, eles esperaram novamente a balsa chegar no outro lado e voltar para poderem embarcar:
Marcopolo Torino GV Mercedes Benz OF-1721, prefixo 937 da SBCTrans.
Vista da represa e ao fundo o Rodoanel.
Represa e aofundo a balsa na ilha do Bororé.

Cabine dos pedestres na balsa.
Interior da balsa.
Chegando na ilha do Bororé, em São Paulo, esperamos dar 15:00 horas para podermos embarcar no ônibus da linha 6L11 - Terminal Grajaú:
Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic, prefixo 6 6146 da Cooper Pam.
Detalhe para o adesivo no Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic, prefixo 6 6146 da Cooper Pam.
Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic, prefixo 6 6146 da Cooper Pam.
Caixa de itinerário do Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic, prefixo 6 6146 da Cooper Pam.
Capô e painel do Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic, prefixo 6 6146 da Cooper Pam.
"Para a nossa alegria", quando chegamos na última balsa do percurso, ela estava novamente chegando no outro lado. Tivemos que esperar novamente alguns minutos para podermos embarcar nela. Detalhe, dessa vez ficamos dentro do ônibus na balsa:
Depois de passar pela balsa e irmos sentido Terminal Grajaú, sentimos na pele um pouco do trânsito paulistano. Em algumas ruas do percurso da linha, há muita concentração de veículos para apenas uma faixa de rolagem para cada sentido.
Ainda no caminho, entraram duas belas garotas no ônibus e o nosso membro Rafael ficou "de olho" nelas. Para irritar o Thiago, uma delas estava jogando o Pou, um aplicativo do sistema operacional Android que ele não gosta.
Chegando no Terminal Grajaú, eles fizeram alguns registros antes de embarcarem na linha 5630 - Metrô Brás:
Comil Svelto 2008 Volkswagen 17.230 EOD V-Tronic, prefixo 6 6146 da Cooper Pam parado no Terminal Grajaú..
Estação de Trem Grajaú / Terminal de Ônibus Grajaú: Trem CAF da CPTM e Walkbus Special Agrale MA 9.2 da Cooper Pam.
Caio Mondego HA Mercedes Benz O-500UA da Viação Cidade Dutra no ponto de ônibus no Terminal Grajaú. O embarque é feito por uma fila em um espaço reservado.
Detalhe no Caio Mondego HA Mercedes Benz O-500UA da Viação Cidade Dutra.
Interior do Caio Mondego HA Mercedes Benz O-500UA da Viação Cidade Dutra
Detalhe: Além do aviso estar um pouco velhinho, tem um erro ortográfico: "dodo".
Caixa de uma das portas do Mondego estava cheia de pó. Lembrava um pouco da manutenção da sua xará Viação Cidade de Mauá.
Caio Mondego HA Mercedes Benz O-500UA, prefixo 6 1883 da Viação Cidade Dutra
Para cortar caminho, eles preferiram descer dois pontos antes do Metrô Brás e foram a pé para o Terminal Dom Pedro II:
Busscar Urbanuss Pluss Volksbus 17-240OT, prefixo 4 4177 e Caio Millennium III Trólebus da Himalaia/Ambiental .
Pontos de ônibus, chamados de Olho Vivo informa a previsão da chegada de cada ônibus em sua determinada linha, podendo variar por causa do trânsito.
Eles queríam andar no Caio Millennium BRT Trólebus 6x2 da Ambiental Trans, mas como estava anoitecendo, preferiram pegar o próximo ônibus que fosse aparecer, que foi um dos vários Caio Millennium III Mercedes Benz O-500U Trólebus da Ambiental na linha 2290 - Terminal São Mateus:
Interior do Caio Millennium III Trólebus da Ambiental.
Detalhe para as luminárias.
No meio do caminho, novamente o assunto de casamento entre os mesmos sexos foi discutido. No trólebus, além desse assunto, um rapaz e um senhor estavam retratando também que uma jovem de 18 anos ficou grávida de um adolescente de 14 anos. Não iremos contar muitos detalhes, pois o assunto é o rolê em si, mas esses pequenos fatos são relevantes.
Passagem pelo Terminal Vila Carrão.
Como sabemos, o cartão Bilhete Único permite fazer integração de até quatro ônibus em três horas. O Trânsito na Av.Mateo Bei estava carregado e o Rafael propôs aproveitar esse benefício do cartão e eles poderiam descer na avenida e esperar por um ônibus da linha 4028-10 - Divisa de Mauá.
Dito e feito. Eles desceram, esperaram por cinco minutos e apareceu um Maxibus Dolphin Midi Agrale MA 15.0 da Coopertranse/Cooperpeople.:
Detalhe para as luminárias no interior do Dolphin Midi.
Interior do Dolphin Midi Agrale da Coopertranse/Cooperpeople.
Depois de cinco minutos dentro do ônibus, um celular toca e um passageiro que estava nos últimos banocs atende. Ele estava de bom humor até começar a discutir e alterar o tom de voz.
A cada vez que ele ia falando, ele ficava mais bravo e chegou até falar palavrão. Alguns passageiros assustados chegavam a olhar para traz para ver quem estava fazendo isso.
Com o passar do tempo, eles perceberam que era briga de casal. Ele não estava contente com a atitude da esposa, ou ex-esposa no caso e disse que o atual namorado dela não era nada, era um lixo e só porque ele era "bandido", ele não valia nada.
Furioso, ele levantou do assento, deu sinal e disse que ia chamar os parceiros para resolver a parada.
Depois da saída dele do ônibus, não tivemos mais informações a repeito.

Voltando ao assunto rolê, depois de quarenta minutos no percurso, eles desceram na divisa de Mauá com São Paulo, onde esperaram um ônibus da linha 072 - Nova Mauá aparecer para seguir rumo ao Terminal Central de Mauá:
Interior do Mascarello Gran Via 2011 Mercedes Benz OF-1722M, prefixo 01-011 da Viação Cidade de Mauá.
Como de costume, mais um assento solto nos ônibus da Viação Cidade de Mauá.
Chegando no Terminal Central de Mauá, os dois foram para seus destinos finais após um dia longo de passeio em balsa e ônibus por São Paulo, São Bernardo, Santo André e Mauá.

Esse foi o 7°Rolê Oficial T.R.A.. Em dezembro, deveremos ter o 8°Rolê T.R.A. com destino a Santo André, onde iremos andar nos ônibus da Expresso Guarará.
É só aguardar chegar o final do ano para fazermos a confirmação e a data!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"