sexta-feira, 31 de maio de 2013

"Facts" EMTU aumenta tarifa dos ônibus intermunicipais e duas estações de Mauá já aceitam o cartão BOM

Ônibus intermunicipais e Corredor ABD têm aumento neste domingo. Passagem da Metra sobe para R$ 3,40.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o texto da matéria feita pelo nosso colega e repórter Adamo Bazani a respeito do novo valor das tarifas intermunicipais e do cartão BOM, que será aceito em duas estações de trem em Mauá:


ADAMO BAZANI – CBN
A exemplo dos ônibus municipais de São Paulo, dos trens da CPTM e do Metrô, os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos e os ônibus e trólebus do Corredor ABD terão aumento nas tarifas a partir deste domingo, dia 02 de junho.
Os índices de reajuste são superiores aos aplicados para os ônibus da Capital Paulista
As 13 linhas operadas pela Metra no Corredor São Mateus – Jabaquara vão passar a ter tarifa de R$ 3,40.

O índice é de 9,68%. Passam pelo Corredor ABD 5,5 milhões de passageiros aos mês.
As linhas intermunicipais do serviço comum na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que inclui o ABC Paulista, e na Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) têm reajuste de 7,5%.

Os ônibus executivos da Airport Service – Pássaro Marron que ligam o Aeroporto Internacional de Guarulhos a diversos pontos da capital terão a tarifa reajustada em 8,5% – de R$ 35,00 para R$ 38,00. A linha suburbana que interliga a Estação Tatuapé do Metrô ao Aeroporto Internacional será reajustada em 6,98%, passando de R$ 4,30 para R$ 4,60.

De acordo com a EMTU, “o cálculo das novas tarifas levou em conta a evolução dos custos do setor de transporte coletivo dos últimos 18 meses, que inclui componentes específicos como óleo diesel, que aumentou 21,18%, e mão-de-obra que acumula dissídios de maio/2012 e maio/2013 com variação de 17,24 %":

ÁREA 5
Municípios de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e São Paulo, dependendo da quilometragem percorrida pela linha.
A menor tarifa será de R$ 2,25 e a maior de R$ 5,50.

No decorrer da semana, deveremos anunciar aqui no blog os novos valores de cada linha na região, exceto da Metra que será de R$3,40.

CARTÃO BOM:
Fonte da imagem: http://www.blogcartaobom.com.br
A partir desta sexta-feira, dia 31/05, o Cartão BOM (Bilhete do Ônibus Metropolitano) passará a ser aceito em mais quatro estações da CPTM e três do Metrô para pagamento da tarifa.
As estações da CPTM serão Francisco Morato e Jundiaí da Linha 7 Rubi; Capuava e Mauá da Linha 10 Turquesa.
E no Metrô serão as estações Vila Mariana, Santa Cruz e Praça da Árvore da Linha 1 Azul.
Agora são 101 estações aceitando o BOM para o pagamento da tarifa no sistema metroferroviário. O

Programa BOM nos Trilhos chegou neste mês de maio a 20 estações e até o final do ano todas as 153 aceitarão o cartão, beneficiando 500 mil pessoas por dia.
Veja a relação das estações que aceitam o Cartão BOM no endereço http://www.cartaobom.net.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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quarta-feira, 22 de maio de 2013

"Facts" Tarifa de trem, metrô e ônibus municipal de São Paulo sobe para R$3,20 em junho

O aumento será de 6,87% e passa a vigorar no dia 02 de junho.
Foto retirada em: www.onibusbrasil.com
Olá pessoal que acompanham o "Facts;
Hoje trago o texto de uma matéria feita pelo nosso colega e repórter Adamo Bazani  à respeito do aumento da tarifas dos ônibus municipais de São Paulo, Metrô e trens da CPTM:

ADAMO BAZANI – CBN
As tarifas de ônibus municipais de São Paulo, do metrô e dos trens da CPTM serão de R$ 3,20. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pelo Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de São Paulo.
Os reajustes serão de 6,87% e serão aplicados a partir do dia 02 de junho.

Com isso, mesmo com integrações, Bilhete Único Mensal, Bilhete Único Convencional, linhas com dezenas de quilômetros , conexões entre diferentes modais (ônibus, trem e metrô) vai ser mais barato se deslocar em São Paulo do que em muitos da Grande São Paulo, como nas cidades do ABC Paulista, onde em São Caetano e Mauá há linhas que não passam de 7,5 quilômetros. Na Grande São Paulo, são 13 municípios com tarifas a R$ 3,30.

Se fosse levada em consideração do IPC da Fipe, a tarifa dos ônibus em São Paulo seria de R$ 3,44, já que na Capital Paulista não há aumento desde 3 janeiro de 2011. Trem, ônibus intermunicipais e metrô não são reajustados desde 12 de fevereiro de 2012.

Para cobrir a diferença entre o valor que vai ser aplicado e o acumulado da inflação e manter a tarifa em R$ 3,20, a Prefeitura de São Paulo deve desembolsar R$ 1,25 bilhão ao sistema para as empresas de ônibus, neste ano.

Neste valor já se encontram os complementos necessários de R$ 400 milhões para o Bilhete Único Mensal.
Os ônibus intermunicipais da EMTU, cujas tarifas variam de acordo com a distância percorrida e com o tipo de serviço (seletivo e comum) e os trólebus e ônibus da Metra que percorrem o corredor ABD devem ter o mesmo percentual de reajuste.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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sexta-feira, 17 de maio de 2013

"Facts" Aumento da tarifa em Mauá é investigado pelo Ministério Público

Promotoria investiga se há abuso na cobrança da tarifa de R$ 3,30. Novo valor foi baseado na integração das linhas municipais com os trens da CPTM, que ainda não aconteceu.
Uma das bilheterias do Terminal Central de Mauá.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o texto de uma matéria retratando sobre o aumento da passagem de ônibus em Mauá:

O reajuste da tarifa dos ônibus de Mauá, que em dezembro de 2012 elevou a cobrança de R$ 2,90 para R$ 3,30 (13,79% mais cara), é alvo de uma investigação do MP (Ministério Público) motivada por eventual cobrança abusiva no sistema, operado pelas Viações Cidade de Mauá e Leblon. A ação é resultado de denúncia encaminhada pela Procuradoria Regional da República à Promotoria de Mauá, que examina os critérios apresentados pelas companhias e pela Prefeitura para aumentarem os valores.

A Prefeitura entrou com recurso para suspender a ação, mas o MP não aceitou a defesa. Procurada por meio de sua assessoria para comentar o caso, a Administração disse que ainda não recebeu a notificação da Justiça. A passagem do transporte coletivo em Mauá foi majorada mediante decreto que entrou em vigor em 26 de dezembro de 2012, no final da gestão do ex-prefeito Oswaldo Dias (PT).

Ainda de acordo com a investigação, entre as justificativas apresentadas para sustentar o aumento o governo teria se apoiado no projeto de ampliação dos serviços aos usuários a partir da integração das linhas municipais com o sistema da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Essa iniciativa, no entanto, ainda não se concretizou. A integração dos ônibus com a Linha-10 Turquesa da CPTM é uma das principais propostas do prefeito Donisete Braga (PT), projeto articulado com o presidente da CPTM, Mário Bandeira, que se encarregou de entregar ao prefeito a minuta para a oficialização do convênio.

Procurada, a Prefeitura não se manifestou. A Promotoria disse que a investigação está em fase inicial. O resultado pode gerar ação civil pública.

O aumento da tarifa de ônibus já produziu diversas manifestações. Um grupo chegou a se mobilizar pelas redes sociais. Um deles acabou em confronto entre manifestantes, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar:
Foto: Grupo T.R.A.
Na Câmara, os vereadores fazem coro contra as concessionárias dos serviços, e ameaçam uma investigação parlamentar para apurar supostas irregularidades aventadas pela Administração com repasses da bilhetagem eletrônica. Insatisfeito com os serviços, o prefeito chegou a anunciar a possibilidade de reduzir a tarifa, e até romper os contratos de concessão.

FONTE: http://mauavirtual.com.br/noticia/37179

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quarta-feira, 15 de maio de 2013

GTA BUS MAUA SA: Caio Apache Vip II Midi Rigras

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago uma pintura tradicional mas com a nova logo marca da prefeitura.
Trata-se do Caio Apache Vip II Midi Mercedes Benz OF-1418 da Rigras Municipal.
Ela adiquiriu algumas unidades sobre o chassi OF-1519, mas como ainda não temos o chassi para o GTA, resolvi fazer nesse mesmo.
Fiquem com as fotos e link para download:
FOTO REAL:

FICHA DE DADOS:
Autor do Modelo: Neto3d
Conversão:  Gabriel
Edição: Gabriel
Pneus: GTABUSCL
Retrovisor: André3d
Agradecimentos ao Law3d por ter fornecido o painel e ao SFDK por ter corrigido um bug.

Skin: Thiago de Souza
 
Instale pelo GGMM.
Substitua o Topfun!
 
+ skins futuramente!
Abraços
;)

terça-feira, 14 de maio de 2013

"Facts" O que será que vai acontecer? Novas informações sobre a possível fraude de bilhetagem

Sindicância recomenda multa a empresas, mas não conclui adulteração de dados. Transportadoras e empresa de bilhetagem têm 10 dias para recorrer no município.
Validador da Auttran com adesivo da PK9. Ao fundo, ônibus da Leblon e da Viação Cidade de Mauá no Terminal Central.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o texto da matéria feita pelo nosso colega e repórter do Blog Ponto de Ônibus, Adamo Bazani a respeito de mais informações sobre a matéria publicada no sábado pelo jornal Diário do Grande ABC envolvendo a Viação Cidade de Mauá, Leblon e PK9:


ADAMO BAZANI – CBN
Nem a Viação Cidade de Mauá e nem a Leblon Transporte de Passageiros adulteraram os dados referentes à bilhetagem do sistema municipal. É o que concluiu sindicância realizada pela Prefeitura de Mauá.
A Prefeitura alega que houve consulta ao banco de dados sem permissão do poder público.

A sindicância recomendou a abertura de um administrativo para fins de aplicação de multas às empresas de transportes e a companhia que administra a bilhetagem, PK 9.
A multa para a Viação Cidade de Mauá foi sugerida em R$ 8 milhões 237 mil e 100, para a Leblon foi de R$ 12 milhões 207 mil e para a empresa PK 9, de R$ 3 milhões 562 mil e 500.

Além disso, a sindicância recomendou que prefeitura impeça por dois anos a participação das empresas em licitações e de contratar com o poder público pelo mesmo período.
A sindicância conseguiu, segundo julgamento do Secretário de Assuntos Jurídicos, Alessandro Baumgartner, apenas verificar a consulta. Nenhuma movimentação de dados ou recursos foi feita por parte das companhias de ônibus.

Já a PK 9 teria, de acordo com a Prefeitura, transferido erroneamente R$ 6,8 milhões para as companhias de ônibus.
Nesta segunda-feira, dia 13 de maio, conforme adiantado pela reportagem, o Prefeito de Mauá, Donisete Braga, se reuniu com as secretarias de Mobilidade Urbana, de Assuntos Jurídicos e de Governo.

Foi debatida a possibilidade da realização de uma nova licitação na cidade. Mas a criação de uma nova concorrência não está oficializada.
As empresas de ônibus negam que acessaram de maneira indevida os bancos de dados e alegam que o regulamento de bilhetagem prevê o acesso às informações.

Sobre o repasse, a PK 9 declarou que apenas seguiu o que a Prefeitura determinou.
As empresas de ônibus e de bilhetagem têm dez dias para recorrer. As sanções ainda não foram aplicadas.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

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segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Facts" O que será que vai acontecer? Jornal diz que prefeitura irá fazer nova licitação por causa de fraude

Novela das empresas de ônibus na cidade ganha mais um capítulo.
Foto: Max Bruno.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o texto da matéria publicada pelo jornal Diário do Grande ABC à respeito de mais uma polêmica envolvendo a Viação Cidade de Mauá, Viação Estrela de Mauá, Leblon e PK9:

A Prefeitura de Mauá multou as três empresas que operam linhas de ônibus por concessão em R$ 24 milhões. Segundo julgamento da Secretaria de Assuntos Jurídicos, duas delas violaram o sistema eletrônico de bilhetagem. Houve invasão ilegal de dados em quase 500 oportunidades, de acordo com o titular da Pasta, Alessandro Baumgartner. A Leblon foi multada em R$ 12,2 milhões e a Viação Cidade de Mauá em R$ 8,2 milhões.

Na mesma resolução, a PK9, responsável pelo sistema eletrônico, foi penalizada a pagar R$ 3,6 milhões, mas por outro motivo.
O caso é considerado de extrema gravidade pelo Paço, que cogita a abertura de nova licitação para concessão de linhas de ônibus.

De acordo com a auditoria aberta em março, a Cidade de Mauá acessou 337 vezes o sistema de dados, enquanto a Leblon fez essa prática em 157 oportunidades. Ambas teriam senhas de acesso ao banco de informações de uso exclusivo da administração, segundo Baumgartner.
"Infringiram as regras dos contratos e quebraram um paradigma clássico de confiança", sustentou o secretário.

A resolução que determinou as multas também declarou inidôneas as duas empresas, que, assim, estão impossibilitadas de participar de licitações e de contratar com o poder público por dois anos. As companhias têm dez dias para recorrer.

O caso da Leblon é considerado o mais grave, pois a senha de acesso, segundo informações do Paço, possibilitava alterações no sistema de dados. Portanto, a empresa teria poder de alterar e apagar informações sobre a quantidade de passageiros transportados e sobre compras de cartões DaHora (Bilhete Único municipal), podendo influenciar nos valores de repasse aos cofres da operadora. Não há informação se isso ocorreu.

Baumgartner ainda afirma que a Prefeitura somente não rompe contratos com o Cidade de Mauá e Leblon imediatamente para a população não ficar sem transporte coletivo. Mas a abertura de outro processo licitatório é iminente.

A empresa responsável pela instalação do banco de dados da Prefeitura fraudado foi a Passos Sistema de Bilhetagem e Automação, contratada pela PK9, que implantou o sistema de bilhetagem eletrônica em Mauá.
Contratada em 2010 para implantar o cartão DaHora em Mauá, a PK9 foi multada por destinar R$ 6,8 milhões às operadoras Cidade de Mauá e Leblon a partir da compra do crédito tarifário e não na passagem pela catraca dos coletivos. O proprietário da companhia, Wellington Capelozzi Adaide, diz que apenas seguiu orientação da Prefeitura.

AÇÃO E REAÇÃO
Em nota, a Leblon afirmou que os regulamentos de bilhetagem garantem o acesso das empresas operadoras ao banco de dados da Prefeitura para visualização. A concessionária negou que teria poder de alterar informações. Também enviou requerimentos à Prefeitura indicando suspeitas de atos ilícitos da PK9 na comercialização dos créditos de transporte.

Proprietário da PK9, Wellington rebateu a Leblon alegando que apenas a Prefeitura tinha direito ao acesso do sistema de dados. "A Leblon culpa outras empresas diante de seus atos criminosos. A Passos foi contratada pela PK9 indicada pela Leblon e Prefeitura. Na sindicância, a Passos inclusive disse que prestava serviços à Leblon e não à PK9", ponderou. Nenhum diretor da Viação Cidade de Mauá foi localizado para falar do assunto.


sexta-feira, 10 de maio de 2013

"Facts" Obra da SAMA na Avenida Barão de Mauá interrompe trânsito e gera caus no dia 09/05

Por volta do meio dia, quem queria ir para o centro da cidade tinha que fazer outros roteiros.
Trecho interditado na Av.Barão de Mauá. Foto: Thiago de Souza
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago os registros de uma obra da SAMA (Saneamento Básico do Município de Mauá) que complicou a vida de quem precisava chegar nos compromissos dia 09 de maio (quinta feira) por volta do meio dia.
Quem estava na Avenida Barão de Mauá sentido bairro notou um trânsito que não andava. No sentido centro, o trânsito era livre, com poucos veículos.
Andando um pouco mais sentido bairro, o trânsito continuava pesado e podia se notar um desvio feito no trânsito sentido centro, perto da loja Bela Tintas.
Chegando no ponto exato do acontecimento, reparamos que tinha um buraco e os funcionários da Prefeitura de Mauá e da SAMA estavam no local.
Foto: Thiago de Souza.
Por causa dessa obra, as duas vias sentido centro precisaram ser interditadas. Quem iria para o centro da cidade, tinha que passar pelas ruas que cortam os bairros ou seguir pela Avenida Itapark.
Nós estávamos em um Mascarello Gran Via Articulado, prefixo 01-472 da Viação Cidade de Mauá que estava operando na linha 131 - Troncal Itapeva. Mas na ocasião, o itinerário estava marcando 132 - Terminal Itapeva.
Por estar na Avenida Itapark, o ônibus de prefixo 01-472 da Viação Cidade de Mauá pegou passageiros que estavam esperando um ônibus da linha 101 - Itapark passar. Foto: Thiago de Souza
Fizemos todo o trajeto da Avenida Itapark e chegamos no Terminal Central depois de trinta minutos.
Durante o percurso, ouvimos muitas reclamações e desabafos dos passageiros, que precisavam chegar no médico ou no trabalho, já que por causa dessa obra, o trajeto Itapeva/Centro que era no mínimo de 20 minutos durou quase 1 hora.

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"Facts" Prefeito de Mauá quer mudar o transporte público da cidade

Donisete Braga quer novo modelo de transporte em Mauá. Prefeito vai se reunir com secretarias e analisa possibilidade de nova licitação.
Prefeito Donisete Braga vai se reunir com secretarias para discutir novo modelo de transportes na cidade. Ele não descarta rompimento de contratos e nova licitação. Foto: Antônio Moreira.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o link da matéria feita pelo nosso colega e repórter Adamo Bazani  à respeito de uma entrevista feita com o prefeito de Mauá, Donizete Braga à respeito do transporte público:

ADAMO BAZANI – CBN
O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, quer implantar na cidade um novo modelo de operação e de contratos no sistema de transportes.
Na próxima segunda-feira, dia 13 de maio, ele se reúne com as secretarias de mobilidade urbana, de governo e de assuntos jurídicos para analisar a possibilidade, inclusive de rompimento dos contratos atuais.
Hoje os serviços são prestados pelas empresas Viação Cidade de Mauá, no lote 01, e Leblon Transporte de Passageiros, no lote 02.
O chefe do executivo mauaense disse que não descarta a possibilidade de realizar uma nova licitação na cidade se não houver melhoria nos serviços da cidade.
“Pode haver quebra (do contrato) mediante ao não cumprimento do contrato de concessão. E a Prefeitura, que é o poder concedente, teria toda a iniciativa de fazer um certame no sentido de buscar uma eficiência que não temos hoje. Estamos estudando um modelo que possa dar conta das necessidades da população” – disse.

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terça-feira, 7 de maio de 2013

"Facts" Justiça determina prisão de Baltazar e do filho Dierly

Justiça determina prisão de Baltazar José de Souza e do filho. Empresários de ônibus tiveram pedido de habeas corpus negado. Eles são acusados de crime contra ordem econômica.
Empresário de ônibus Baltazar José de Sousa teve o pedido de liberdade negado pela Justiça, que determinou a prisão dele e do filho por crimes contra ordem econômica. Foto: Adamo Bazani.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o link da matéria publicada no Blog Ponto de Ônibus, do nosso colega e repórter Adamo Bazani a respeito de uma notícia que pode gerar grandes mudanças no transporte do Grande ABC:

ADAMO BAZANI – CBN
O Ministro Jorge Mussi, do Superior Tribunal de Justiça, de Brasília, negou pedido de habeas corpus para os donos de empresa de ônibus Baltazar José de Souza e o filho Dierly Baltazar Fernandes de Souza.
O Ministério Público Federal solicitou a prisão dos dois após apurar denúncias de crimes contra a ordem econômica e tributária.
Ambos são acusados de sonegarem impostos e não esclarecerem as movimentações financeiras de companhias de ônibus que servem o ABC Paulista.
Entre as empresas que, segundo a Junta Comercial de São Paulo, estão com bloqueios judiciais se encontram companhias com Viação Cidade de Mauá, que opera 60% dos transportes em Mauá, no ABC Paulista, EAOSA – Empresa Auto Ônibus Santo André e Viação Ribeirão Pires, que detém mais de 40% das ligações intermunicipais entre o ABC e a Capital Paulista.

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sexta-feira, 3 de maio de 2013

"Facts" Ônibus da Viação Cidade de Mauá está operando com itinerário indecifrável

Um dos ônibus midi ex-Rio de Janeiro está operando com problemas no itinerário eletrônico.
Marcopolo Senior Midi, prefixo 01-319 da Viação Cidade de Mauá.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago registros de um ônibus da Viação Cidade de Mauá que está operando há semanas com um itinerário indecifrável.
Trata-se do Marcopolo Senior Midi Mercedes Benz OF-1418, prefixo 01-319.
Ele é um dos vários midis ex-Rio de Janeiro. Do modelo, vieram quatro com itinerário de lona:
Foto: [T.R.A.] Moaccir F. Barboza
Quando foram pintados na pintura municipal, eles receberam itinerário eletrônico apenas na frente. Os laterais tiveram o vidro pintado de branco e colocaram um adesivo com o nome "CIDADE DE MAUÁ", já os itinerários traseiros continuaram de lona, mas não eram utilizados:
Foto: [T.R.A.] Thiago de Souza.
Foto: [T.R.A.] Rafael Oliveira.
Foto: [T.R.A.] Rafael Oliveira
Vários midis que vieram do Rio de Janeiro. Foto de 2011, quando eles estavam sendo pintados.
Voltando ao Senior Midi de prefixo 01-319, ele está operando atualmente na 071 - PARANAVAÍ com o itinerário indecifrável. Confira a seguir:
No ano passado, nós já tínhamos flagrado o mesmo ônibus com uma parte do itinerário apagado. Na ocasião, ele estava operando na linha 043 - GUAPITUBA e o itinerário marcava JAPITUBA:
Foto: [T.R.A.] Thiago de Souza.
Lembrando que o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio disse durante entrevista que a empresa tem até o final de Maio para melhorar os serviços prestados na cidade, caso não cumpra, ela poderá ter o contrato cancelado.

Esperamos que a fiscalização da prefeitura ou mesmo a empresa resolva esse problema do itinerário indecifrável.

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