quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"Facts" Quanto tempo demora para socorrer um ônibus que quebrou perto da garagem?

Um ônibus da E.A.O.S.A. quebrou no dia 27/02 por volta das 11:30hs, mas só foi socorrido por volta das 15:30hs. Detalhe, ele quebrou minutos depois de sair da garagem.
Guincho Mercedes Benz L1313 foi socorrer o Caio Apache S21 Mercedes Benz OF-1417 da E.A.O.S.A.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago vários registros de mais um ônibus da E.A.O.S.A. que quebrou no meio do caminho. Dessa vez, ele quebrou minutos depois de sair da garagem da Princesinha e só foi socorrido horas depois.
Depois dessa ilustração que está na página da rede social Facebook, a profecia se concretizou mais uma vez.
Por volta das 11:30hs, o Caio Apache S21 Mercedes Benz OF-1417 prefixo 937, ex-Viação Januária 591 saiu da garagem da Princesinha e foi operar na linha 158 - SP SACOMÃ / MAUÁ ZAÍRA.
Ele fez o seguinte trajeto:
Depois de pegar vários passageiros no bairro, ele arrancou na Avenida Presidente Castelo Branco. Momentos depois, escuta-se um som estranho e ele parou de acelerar.
Quando fomos ver o que tinha acontecido, ele já estava parado metros depois:
O 937 ficou estacionado a poucos metros da garagem.
Marcopolo Torino 1989, que faz transporte Escolar no bairro.
O motorista desceu do ônibus, fez uma pequena vistoria e mandou os passageiros descer. Eles tiveram que ficar esperando no ponto de ônibus o outro ônibus que passasse rumo à Sacomã.
Pelo horário estabelecido pela EMTU, eles tiveram que esperar até 11:55hs, conforme mostra a imagem a seguir:
Depois de esperarem, eles pegaram o Caio Apache S21 Mercedes Benz OF-1417 prefixo 953, ex-Viação Januária 515:
Detalhe para o Gran Via 2011 da Viação Cidade de Mauá, que marca: zZaíra.
Pelo fato do ônibus quebrar perto da garagem, o mais óbvio era que o socorro não demorasse tanto. Mas mesmo assim, o tempo passava e ele ficou parado. Teve um momento que ele tentou se arrastar, mas ficou parado novamente.
Por volta das 15:30hs, o Mercedes Benz L1313 SOS 01 da Viação Cidade de Mauá apareceu para fazer o reparo:
O mecânico estava embaixo do ônibus fazendo o reparo, que aparentemente era no câmbio.
Depois do reparo feito pelo mecânico, o ônibus seguiu reservado para a garagem da Princesinha e o SOS 01 provavelmente foi socorrer outro ônibus quebrado pela região.

Isso mostra que, mesmo tendo três SOS do grupo na cidade, o socorro pode demorar bastante tempo e quem fica no prejuízo: o passageiro!

+ fotos futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

GTA BUS MAUA SA: Caio Gariela ETCSBC

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago um pedido de pintura que foi feito no blog GTA BUS ABC da cidade de São Bernardo do Campo.
Trata-se do Caio Gabriela Fiat 130OD (único modelo atualmente para GTA) da ETCSBC (Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo) na pintura vermelha.
Fiquem com as fotos e link para download: 
FOTO REAL:

FICHA DE DADOS:
Carroceria:LAw3D
Interior e Rodas:Itachi
Ajustes:Itachi e Law3D

Pintura: Thiago de Souza
Instale pelo GGMM.
Substitua o Coach!
 
+ skins futuramente!
Abraços
;)

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

GTA BUS MAUA SA: Caio Amélia ETCSBC

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago mais uma pintura antiga e em um modelo antigo.
Trata-se do Caio Amélia Mercedes Benz da ETCSBC (Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo), na pintura vermelha.
Fiquem com as fotos e link para download:
FOTO REAL:

FICHA DE DADOS:
Autor: GTA Baixada Santista
Pintura: Thiago de Souza 
Instale pelo GGMM.
Substitua o Bus!
 
+ skins futuramente!
Abraços
;)

"Facts" Em breve teremos um novo cartão na família DaHora

Segundo reportagem do ABCD Maior, a Prefeitura de Mauá irá inserir um novo cartão Dahora e mais informações sobre a futura integração com os trens da CPTM.
Caio Apache S21 da Viação Cidade de Mauá e Marcopolo Torino 2007 da Leblon Transporte de Passageiros.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o texto de uma matéria feita pelo jornal ABCD Maior a respeito do que irá acontecer no transporte municipal de Mauá:


 
Integração entre ônibus e trens também está nos planos de Mauá. Foto: Adonis Guerra
Integração entre ônibus e trens também está nos planos de Mauá. Foto: Adonis Guerra
 
Prefeitura estuda novos benefícios no cartão DaHora, que substitui dinheiro no transporte municipal

Na segunda reportagem da série sobre integração tarifária na Região, o ABCD MAIOR mostra como funciona o sistema de integração em Mauá. A novidade é que a Prefeitura irá inserir na família de cartões DaHora as modalidades referentes às gratuidades, voltadas para deficientes, acompanhantes de deficientes, idosos e crianças. O DaHora é um cartão magnético que substitui o dinheiro em espécie no sistema de transporte coletivo do município.

O prazo ainda não está definido, mas a Administração enfatiza que “em breve” o benefício estará em circulação. Atualmente, existem aproximadamente 200 mil unidades de cartão DaHora em circulação e cerca de 32 mil usuários por dia. Com o cartão é possível fazer a integração entre linhas do mesmo corredor com um intervalo de 30 minutos e com linhas de corredores diferentes com intervalos de 60 minutos sem pagar uma nova passagem.
 
Modalidades - A integração tarifária acontece no Terminal Central e, fora dele, por meio de integração temporal através do cartão magnético. Entre as modalidades já existentes estão Estudante, Vale Transporte e o Cartão Usuário Comum.
Além do sistema municipal, a ideia é, ainda neste semestre, implantar a integração com os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Vale ressaltar que, entre os sete municípios do ABCD, Mauá é a mais próxima da integração com o sistema ferroviário.

De acordo com a Prefeitura, o usuário pagará uma tarifa diferenciada através do cartão DaHora para embarcar no sistema da CPTM. Os custos da implantação ainda não foram revelados. Atualmente, 100 mil pessoas utilizam os ônibus municipais de Mauá por dia, mas a Prefeitura não tem estimativa de quantos serão de fato beneficiados com a integração com os trens.
 
Integração é benéfica também para o trânsito
Para o professor de Engenharia Civil e mestre em Transportes pela FEI (Fundação Educacional Inaciana), Creso Peixoto, a integração tarifária nos sistemas municipais e, principalmente, entre trem e metrô, traz diversos benefícios para os usuário, benefícios que por sua  vez resultam inclusive em maior fluidez do trânsito.

“O primeiro, e talvez o mais importante benefício, é a possibilidade de deixar o carro em casa para trabalhar, ou para estudar. Isso significa menos tempo e dinheiro para as pessoas que dependem do transporte”, avaliou o professor da FEI.
 
Capacidade - A única ressalva do especialista da FEI é em relação à real capacidade do atual sistema ferroviário. “No caso dos ônibus, o aumento natural com os novos usuários se resolve com mais unidades. Mas no caso dos trens e metrô não é possível inserir mais vagões. É preciso avaliar a superlotação”, observou o professor.

Tecnologia ajudará integração regional

O Plano de Mobilidade Regional em execução pelo Consórcio Intermunicipal – entidade que reúne os sete prefeitos do ABCD – tem como principal meta a integração tarifária regional. Uma das principais vantagens para tornar esse plano uma realidade no ABCD é a tecnologia de bilhetagem eletrônica, presente na maioria dos sistemas municipais de transporte coletivo.

O uso do cartão magnético facilitaria a implantação de um sistema regional, inclusive com integração às linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), metrô e os ônibus intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), futuramente.

No fim do ano passado, o primeiro diagnóstico do levantamento avaliou a medida como essencial para o futuro do transporte coletivo na Região. O Plano tem custo de R$ 1 milhão, sendo R$ 800 mil do governo do Estado e R$ 200 mil de contrapartida do Consórcio, com previsão de conclusão para junho deste ano.

FONTE: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=48178

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

sábado, 23 de fevereiro de 2013

GTA BUS MAUA SA: Mascarello Gran Via Low Entry Viação Cidade de Mauá

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago mais uma pintura em um modelo exclusivo do GTA Bus São Paulo.
Trata-se do Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Benz O-500U da Viação Cidade de Mauá.
Fiquem com as fotos e link para download:
FOTO REAL:

Autor:Ewerton
Ajustes e rodas: Itachi
Skin: Thiago Souza
Edição para Padrão Mauá: Kaio3D GTA Bus São Paulo.
 
Arquivo: Bus
Instale pelo GGMM.
Substitua o DFT-30! 

"Edição exclusiva do GTA Bus São Paulo! Para fazer skins, peça autorização CLICANDO AQUI"

+ skins futuramente!
Abraços
;)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"Facts" Cartão DaHora Vale Transporte sofre alteração sem aviso prévio aos passageiros

Vários passageiros foram pegos de surpresa nessa sexta (22/02) quando tentaram passar o cartão DaHora Vale Transporte duas vezes no mesmo ônibus.
Cartão DaHora Vale Transporte, que é fornecido para as empresas.
Olá pessoal que acompanham o "Facts;
Hoje o "Facts" traz um aviso aos passageiros que utilizam o cartão DaHora Vale Transporte.
Depois da prefeitura ter colocado um limite diário de quatro unidades para o cartão, a partir dessa sexta (22/02), o validador só irá liberar uma unidade.
Ou seja, quem tentar passar duas vezes o mesmo cartão, o validador não irá liberar. Com essa mudança, o passageiro só vai conseguir passar novamente o cartão no mesmo ônibus depois de 30 minutos.
Um funcionário da Leblon informou que, essa medida da prefeitura de Mauá não foi avisada com antecedência e que pegou todos de surpresa.
Como ele é cobrador, ele foi atraz e conseguiu essa informação por meio de colegas de profissão.
Além desse transtorno, os passageiros que não entendiam o que estava acontecendo, acabavam reclamando para ele, que não tinha nada a ver com a situação.

Resumindo: essa foi mais uma atitude da prefeitura sem avisar os passageiros, que só ficam sabendo da mudança no momento que tenta fazer algo!

Lembrando que não sabemos se esse bloqueio de 30 minutos também é feito nos validadores da Viação Cidade de Mauá (Auttran), pois outra medida que a prefeitura adotou no final do ano passado com o cartão DaHora Estudante até o momento só funciona nos validadores da Leblon (Passo).

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

"Facts" Ruas sem asfalto causam problemas para a população em Mauá

Reportagem do blog Ponto de Ônibus percorreu vias nos bairros da cidade: caminhão invadindo casa, ônibus passando em atoleiros, crianças caminhando muito para estudarem e muita insatisfação por parte dos moradores.
Transporte coletivo tem sido afetado há mais de 20 dias pela falta de manutenção de vias que se tornaram verdadeiros lamaçais neste período de chuva. Apesar de as ruas não poderem ser asfaltadas, elas deveriam ser submetidas a manutenção. Foto: Adamo Bazani
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago uma matéria feita pelo nosso colega e repórter Adamo Bazani a respeito de um problema que está afetando os moradores de Mauá: as ruas sem asfalto!

ADAMO BAZANI – CBN
Trafegar pelas áreas mais afastadas da cidade de Mauá, na Grande São Paulo, não é uma tarefa nada fácil.
Em época de chuva, a situação se torna pior.
Atoleiros, dificuldades nos transportes públicos, insatisfação de moradores e até acidentes são cenas encontradas apenas numa única tarde na cidade. Aliás, nem havia chovido neste dia.

A reportagem esteve em diversos bairros na tarde desta quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2013.
Bairros como Zaíra V, Vital Brasil, Sampaio Vidal ficam isolados em dias de chuva e mesmo depois das tempestades, a situação continua complicada porque os atoleiros e as áreas com pavimento danificado não recebem ações rápidas de reparo.

Na semana passada a reportagem divulgou uma série de linhas de ônibus nestes bairros que tiveram de ser encurtadas por causa da falta de condições de tráfego.
Boa parte das vias se encontra em área das de proteção ambiental, não podendo ser asfaltadas. Mas nada impede que elas passem por manutenção.

Continue lendo clicando aqui!

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

GTA BUS MAUA SA: Marcopolo Viale - SBCTrans

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago uma pintura em um modelo exclusivo do GTA Bus São Paulo e que foi pedido no GTA BUS ABC.
Trata-se do Marcopolo Viale Mercedes Benz O-500U da SBCTrans.
Fiquem com as fotos e link para download:
FOTO REAL:


Autor do Modelo: WEVERTON BUSMANIA
Conversão e ajustes:  WEVERTON BUSMANIA,SFDK DESIGN
Edição para padrão Novo Horizonte (São Paulo) M. Benz O-500M: Kaio3D
Edição para padrão Tupi Transportes (São Paulo) M. Benz O-500U: TRM
Pintura: Thiago de Souza
Agradecimentos ao Willian do GTA Bus São Paulo por ajudar na escolha do modelo para fazer a pintura.
 
Arquivo: Bus
Instale pelo GGMM.
Substitua o Bus! 

"Edição exclusiva do GTA Bus São Paulo! Para fazer skins, peça autorização CLICANDO AQUI"

+ skins futuramente!
Abraços
;)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

GTA BUS MAUA SA: Caio Gabriela Reboque EUSA

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago uma edição no padrão de Santo André. Trata-se do Caio Gabriela Reboque Mercedes Benz da EUSA (Empresa Urbana Santo André). Assim como em Mauá, ela possui um SOS Gabriela.
Fiquem com as fotos e link para download:
FOTO REAL:

FICHA DE DADOS:
Carroceria do modelo original: LAw3D
Interior e algumas peças do modelo original: Itachi
Rodas e acessórios: GTA BUS CL
Cone: EDU 3D
Edição, detalhes e ajustes: Thiago de Souza
Pintura: Thiago de Souza
 
Instale pelo GGMM ou SAMI.
Substitua o Towtruck!
 
+ skins futuramente!
Abraços
;)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

"Facts" Em breve em um Leblon mais próximo de você...

Os ônibus da Leblon vão contar com sistema de computador de gerenciamento eletrônico da condução dos veículos, que em tempo real vai identificar trancos, freadas bruscas, comportamento em curvas e pode controlar a distância, por programação, a velocidade dos veículos. Além disso, empresa realiza em fevereiro uma série de treinamentos para melhor capacitar os motoristas e cobradores.
A Leblon está colocando os balaustres para a instalação das tv's da Rede in Bus.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trago o texto da matéria feita pelo nosso colega e busólogo Adamo Bazani a respeito das novidades que a Leblon Transporte de Passageiros irá trazer para a cidade:

Mauá vai ter ônibus com computadores de controle de dirigibilidade, TVs e monitoramento de acesso às portas por telas instaladas no painel do motorista. Mais capacitação para os motoristas e cobradores avanços tecnológicos e ações em defesa do meio ambiente são algumas das iniciativas da empresa do lote 02.

ADAMO BAZANI – CBN

A Leblon Transporte de Passageiros anunciou uma série de investimentos que visam melhorar o atendimento aos passageiros em Mauá. Ações de respeito e preservação ao meio ambiente também estão entre os investimentos. Além disso, o passageiro de Mauá vai contar com tecnologia para que os serviços sejam mais regulares e para ampliar o nível de conforto nos ônibus.

Em breve, toda a frota da Leblon em Mauá vai ter um sistema de computador que orienta eletronicamente a condução dos ônibus Os equipamentos já foram comprados e estão em fase de instalação. Isso vai proporcionar um comportamento melhor do motorista na direção, já que o sistema transmite em tempo real os dados de operação dos veículos. Com o controle de dirigibilidade é possível diminuir os riscos de acidentes e registrar ocorrências como freadas bruscas, impactos e curvas percorridas em alta velocidade.

O sistema também vai permitir que o setor de tráfego envie em tempo real mensagens de orientação aos motoristas, por um display no painel e detecte ocorrências repetidas, o que auxilia na programação dos serviços. É possível programar até a velocidade em determinados trechos e com o monitoramento, ajustar melhor os horários.

Segundo a Leblon, com o sistema, será possível ter um maior controle dos horários e das linhas.
O sistema de GPS vai ser modernizado, informa a empresa, e o passageiro vai consultar com mais precisão os horários e a localização dos ônibus em tempo real no site da Leblon (http://www.leblontransporte.com.br/).

Ainda na parte tecnológica, já estão sendo instalados monitores de TVs para os passageiros terem acesso a uma programação diferenciada, com serviços, informações e entretenimento enquanto estão nos ônibus da Leblon. Já são 15 veículos com os equipamentos, mas o objetivo é colocar nos 90 ônibus do lote 02. Mais que diversão, o sistema de monitores também representa segurança maior para os passageiros, já que além das TVs, os ônibus têm no painel uma tela de 10 polegadas que mostra a entrada e saída dos passageiros, facilitando o controle por parte do motorista da movimentação de pessoas na região das portas.

O número de câmeras em cada veículo também será ampliado de 4 para 6 aparelhos. Ainda de acordo com a Leblon, o objetivo é monitorar melhor o fluxo de pessoas dentro dos veículos, inibir a criminalidade e ajudar a elucidar possíveis ocorrências, como acidentes de trânsito ou mesmo esclarecer reclamações de passageiros quanto a postura dos funcionários.

INVESTIMENTOS NO PREPARO DOS MOTORISTAS E COBRADORES:
Como a mão de obra é um dos principais aspectos para a prestação de serviços no setor de transportes formado basicamente por relações humanas, já neste mês de fevereiro tem sido realizada uma série de treinamentos para aumentar a capacitação de motoristas, cobradores e demais funcionários da empresa.

Todos os condutores passam novamente por aulas de direção defensiva, para aumentar a segurança dos passageiros. O curso também aumenta a disciplina dos motoristas quanto à conservação dos veículos. O objetivo é evitar quebras por causa da má dirigibilidade.

A Leblon também disse que trata com atenção todas as reclamações e solicitações por parte dos passageiros. Tanto é que no próximo dia 19 vai realizar um treinamento de reciclagem dos funcionários em relação às demandas apresentadas pela população.

As reclamações foram catalogadas e as principais foram analisadas. O objetivo do treinamento é diagnosticar os motivos dos problemas, traçar parâmetros de como o funcionário pode lidar com a situação e evitar que os problemas se repitam

Sobre o meio ambiente, já está em operação a nova máquina de lavação dos ônibus que permite o reuso da água em pelo menos quatro vezes. Além de reutilizar a água, a máquina também é mais econômica.

Por dia, ela consegue poupar cerca de 10 mil litros em relação ao modelo anterior.
Operando por comandos eletrônicos, a máquina possui sensores de localização dos ônibus. Assim, os jatos d’água e os escovões, distribuídos ao longo da máquina, só são acionados com a movimentação do veículo.

DISPUTA DE LOTES:
O prefeito Donisete Braga anunciou que tentaria se reunir com as empresas de ônibus para tentar redefinir os lotes de operação na cidade.

No final do ano passado, durante as férias do judiciário, a Prefeitura de Mauá colocou em operação nas mesmas linhas servidas pela empresa Leblon, no lote 02, a Viação Estrela de Mauá, criada por Baltazar José de Sousa, que monopolizou os transportes na cidade por trinta anos, e hoje de David Barioni Neto.
Mas a atitude da prefeitura foi considerada ilegal pela Justiça que determinou a retirada da Estrela de Mauá assim que terminou o recesso judicial.
A licitação realizada em 2008 teve como vencedoras, de acordo com a Justiça e a Prefeitura de Mauá, que assinou os contratos em 2010, a Viação Cidade de Mauá, no lote 01, de Baltazar José de Sousa, e a Leblon Transporte de Passageiros, de Haroldo Issak e Ronaldo Isaak.

A Estrela de Mauá retirou o edital de licitação ainda sob propriedade de Baltazar. Em 2008, foi transferida para Anísio Bueno e Anísio Bueno Júnior e em 11 de julho de 2012, dois dias antes de a prefeitura assinar um contrato com a Estrela de Mauá, a empresa foi adquirida por David Barioni Neto. O contrato, entretanto, foi considerado ilegal pela Justiça e derrubado.
A Estrela de Mauá alega que ofereceu a melhor tarifa técnica (que não é a que é paga pelos passageiros) e contesta a vitória da Leblon.

A Leblon por sua vez argumentou que a Estrela não tinha experiência operacional, como exigia a licitação, e que foi criada por Baltazar apenas para participar da licitação e manter o monopólio.
A Justiça reconheceu os argumentos da empresa paranaense e deu a vitória à Leblon.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

GTA BUS MAUA SA: Caio Amélia ETCSBC

Olá pessoal que acompanham o GTA BUS MAUA SA;
Hoje trago uma das primeiras postagens de pedidos feitos pelo e-mail do blog GTA BUS ABC.
Sobre a pintura e modelo antigo, trata-se do Caio Amélia Mercedes Benz da ETCSBC (Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo do Campo).
Fiquem com as fotos e link para download:
Devido a um problema na pintura, os parachoques ficaram brancos.
FOTO REAL:

FICHA DE DADOS:
Autor: GTA Baixada Santista
Pintura: Thiago de Souza 
Instale pelo GGMM.
Substitua o Bus!
 
+ skins futuramente!
Abraços
;)