domingo, 22 de dezembro de 2013

"Facts" Mauá implantará faixa exclusiva de ônibus. Santo André já faz testes

Com base nas faixas exclusivas de ônibus implantadas na capital paulista, Mauá e Santo André também irão seguir o modelo.
Ônibus municipais de Santo André na avenida Perimetral, via que conta com faixa exclusiva de ônibus. Foto: [T.R.A.] Thiago de Souza.
Olá pessoal que acompanham o "Facts";
Hoje trazemos detalhes sobre as faixas exclusivas de ônibus que está sendo implantadas nas principais vias de Mauá e Santo André:

MAUÁ:
Avenida Barão de Mauá sentido bairro. Via que já possui faixa preferencial de ônibus, agora contará com fiscalização e multa para quem não respeitar. Imagem: Diário Regional.
A Prefeitura de Mauá deu a largada na campanha informativa sobre o início da operação do sistema de faixas exclusivas para ônibus, previsto para entrar em operação dia 26 de dezembro. Doze faixas publicitárias já começaram a serem fixadas em pontos da cidade. Além disso, serão distribuídos 10 mil folhetos explicativos.
A campanha é, ao mesmo tempo, um serviço de utilidade pública e uma medida que contribuiu para o sucesso do novo sistema, uma vez que a conscientização e a participação da população são fundamentais.

O material explica que a faixa exclusiva será utilizada de segunda a sexta somente nos horários das 5h às 8h, no sentido Centro, e das 17h às 20h, no sentido Jardim Itapeva. As vias nas quais as faixas serão implantadas são: Barão de Mauá, Cineasta Glauber Rocha, Prefeito Ênnio Brancalion, Luís Mariani, Romano e Getúlio Vargas. No horário das 8h às 17h, a faixa exclusiva deixa de operar, o que significa que todos os tipos de veículos poderão utilizar as vias.


Ilustração das faixas no centro de Mauá: Grupo T.R.A..
Durante a operação, entretanto, não serão permitidos táxis, ônibus de fretamento e vans escolares, apenas ônibus do sistema de sistema de transporte público.

Nos primeiros 30 dias de funcionamento as ações estarão focadas em processo educativo. A partir de 26 de janeiro de 2014, passa vigorar aplicação de multas aos motoristas infratores.
O valor deste tipo de infração considerada leve é R$ 53,20. Além da multa, quem desrespeitar a restrição perderá três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

SANTO ANDRÉ:
Faixa alertando os motoristas sobre a implantação das faixas de ônibus na Perimetral. Foto: Diário do Grande ABC
Santo André começa a instalar dois corredores na avenida Perimetral, rua Artur de Queiroz e General Glicério, no Centro. Outros dois serão implantados em janeiro de 2014, os da rua Carijós, na Vila Helena, e avenida Dom Pedro I, na Vila Pires. O investimento para a operação dos primeiros corredores será de R$ 876.580,00, com recursos próprios do orçamento municipal.

Projeto de Santo André terá duas etapas
A faixa exclusiva das ruas Arthur de Queiroz e General Glicério, que passará ainda pelas Queiroz dos Santos e avenidas Firestone, Siqueira Campos e Luiz Pinto Fláquer, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados, das 8h às 14h. Terá 3,1 quilômetros e 181 mil passageiros diariamente. A estimativa é que 148 ônibus circulem por hora nos corredores.
Ilustração das faixas no centro de Santo André: Grupo T.R.A..
O segundo, o chamado corredor Perimetral, funcionará no mesmo horário, terá 1,8 quilômetros e 141 mil usuário por dia. No total, 102 ônibus circularão na faixa por hora. Em janeiro, a prefeitura colocará em operação outros dois corredores, das avenidas Carijós e Dom Pedro I. 

Uma faixa sentido bairro/centro fará a ligação da avenida Brasília com a rua Coronel Seabra e terá funcionamento diferenciado, das 6h às 10h, de segunda a sábado. O corredor terá 4.390 metros e 24,5 mil passageiros ao dia. O corredor da Dom Pedro I, que passará pela Capitão Mário Toledo de Camargo, funcionará também no mesmo horário com 2,6 quilômetros transportando 42.604 passageiros por dia.

Fontes:
Rede Bom Dia
Diário Regional
Mauá Virtual

+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Um comentário:

  1. ae sr prefeito ja comprou alguma chacara ou fasenda pra trabalhar na roco e q o dinheiro q vc ta ganhando da suzatur e baltazar deve da pra compra q e seu lugar fora ja da prefeitura pr fora

    ResponderExcluir