segunda-feira, 21 de outubro de 2013

"Facts" Primeiro dia de operação da Suzantur é marcado por vandalismo e problemas operacionais

Após confusão entre as empresas, o Grupo T.R.A. acompanhou boa parte da operação na cidade de Mauá.
No Terminal Itapeva, os ônibus da Viação Cidade de Mauá operavam nas linhas alimentadoras. Já a Suzantur operava na linha Troncal Itapeva. Foto: [T.R.A.] Thiago de Souza.
A série "O que será que vai acontecer?" no transporte público da cidade de Mauá ganhou novos capítulos.
Neste sábado, dia 19 de outubro de 2013, começou a operar uma terceira empresa de ônibus, chamada Suzantur. Ela foi contratada de forma emergencial pela Prefeitura de Mauá e inicialmente, está operando 5 linhas do lote 1 que eram da Viação Cidade de Mauá.
O contrato dela e da Leblon, que opera o lote 2 foram cancelados, porém, a Leblon está operando por causa de uma liminar da justiça que impede a prefeitura de tirar a empresa.
As 5 linhas que a Suzantur está operando são:
031 - Parque São Vicente / Centro
041 - Vila Mercedes / Centro
089 - Zaíra Radial / Centro
101 - Itapark / Centro
131 - Terminal Itapeva / Centro

Por volta das 6 horas da manhã, uma onda de vandalismo em três locais da cidade e um protesto no Terminal Central de Mauá acabou paralisando a circulação dos ônibus por uma hora.
No ponto final da linha Vila Mercedes, no Guapituba, três ônibus do modelo Mascarello Gran Via 2011 Low Entry Volvo B290 RLE foram incendiados.
No ponto final do Itapark, outro Mascarello Gran Via 2011 Low Entry Volvo foi incendiado, onde o fogo atingiu a fiação elétrica. 
Já na rua ao lado do Terminal Itapeva, um outro Mascarello Gran Via Low Entry Volvo teve os vidros quebrados por vândalos. A polícia não confirma os autores, mas os principais suspeitos são funcionários da Viação Cidade de Mauá. 
Contando esses e outros ônibus, no total foram 7 ônibus danificados. No Terminal Central, a paralisação foi por parte dos funcionários da Viação Cidade de Mauá. Durou cerca de uma hora e momentos depois, a circulação foi sendo restabelecida com os ônibus da Suzantur recolhidos na garagem, que fica nas antigas instalações da empresa Philips no Capuava.
Confira o vídeo do portal R7:
 
Depois da liberação, essas cinco linhas voltaram a ser operadas por ônibus da Viação Cidade de Mauá. Minutos depois, a Suzantur voltou as ruas com escolta policial em vários lugares da cidade:
Viatura da Policia Militar na Praça da Bíblia, região central da cidade.
Os ônibus da Viação Cidade de Mauá que estavam operando nas cinco linhas da Suzantur foram apreendidos, já que ela estava operando sem contrato. No pátio da SSU (Secretária de Serviços Urbanos), tinham 4 ônibus (dois Mascarello Gran Via Articulado, um Mascarello Gran Via Low Entry e um Mascarello Gran Via 2011). No batalhão da Policia Militar, que fica na Av. Papa João XXIII, tinha um quinto ônibus parado, que era do modelo Mascarello Gran Via 2011:
Pátio da SSU com quatro ônibus apreendidos da Viação Cidade de Mauá.
Depois do ocorrido, os membros do Grupo T.R.A. foram avisados sobre a normalização das operações e eles foram até o Terminal Central de Mauá acompanhar a movimentação:
Caio Millennium II Mercedes Benz O500M da Suzantur no Guapituba.
Mascarello Gran Via 2011 Low Entry Volvo B290 RLE, prefixo 03-003 da Suzantur..
Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF-1721, prefixo 03-027 da Suzantur.
Marcopolo Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD da Leblon no centro, Mascarello Gran Via 2011 Low Entry Volvo B290 da Suzantur na esquerda e Mascarello Gran Midi Mercedes Benz OF-1418 da Cidade de Mauá na direita. 
Mascarello Gran Via 2011 Low Entry Volvo B290 RLE da Suzantur, Mascarello Gran Via 2011 Mercedes Benz OF-1722M e Caio Foz Alongado Mercedes Benz Lo-915 da Viação Cidade de Mauá.
Mascarello Gran Via 2011 Low Entry Volvo B290 RLE da Suzantur.
Caio Apache Vip I Volkswagen 17.240 OT e Caio Apache Vip I Volkswagen 17.230 EOD da Suzantur.
Caio Millennium II Mercedes Benz O500M da Suzantur.
Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF 1721 da Suzantur. Os ônibus que tem itinerário de lona e com as linhas da Oak Tree, receberam um adesivo no vidro frontal da linha operante. No caso, era 089 - Radial.
Caio Apache Vip I Mercedes Benz OF-1721 da Suzantur. Os três estavam operando na linha 089 - Zaíra Radial e chegaram no Terminal Central praticamente ao mesmo tempo.
As pessoas que estavam nas ruas, olhavam com surpresa ao ver um ônibus laranja, com o nome da Suzantur e operando em uma linha da "Barão" (popularmente e históticamente, chamam a Viação Cidade de Mauá de Barão).
Mas na prática, percebemos que as coisas não estavam a mil maravilhas. Assim que chegamos no lado B do terminal, notamos que o ponto da linha 041 estava cheio de passageiros. Minutos passaram e chegou um Mascarello Gran Via 2011 Low Entry. Como a configuração da carroceria deles é da cidade de São Paulo, os passageiros tinham apenas uma porta no fundo para desembarcar, o que deixou boa parte deles irritados. Depois que o ônibus parou na plataforma da linha, rapidamente a parte traseira do ônibus ficou cheio, tinha pessoas penduradas na porta e no lado de fora, a plataforma ainda estava cheia. Logo, também observamos que a catraca e o cobrador ficam praticamente no meio do ônibus. Várias vezes, detectamos que os ônibus da linha 041 e 101 saíam do terminal com a parte de traz e a parte da frente cheia. Ou seja, durante o caminho, ele não iria pegar mais passageiros, apenas desembarcar.
Após uma hora observando e comentando sobre diversos assuntos, eles resolveram dar uma volta na linha 131. Após aguardar alguns minutos no ponto, chegou um Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.240 OT. Assim que todos embarcaram, o ônibus já saiu em direção ao Itapeva. Chegando na Av.Barão de Mauá, o trânsito estava carregado. Um dos motivos era um ônibus da Suzantur quebrado:
Passageiros do ônibus quebrado embarcando no Urbanuss Pluss.
O ônibus quebrado era um Caio Millennium II.
Assim que todos embarcaram no Urbanuss Pluss, eles seguiram viagem, o trânsito continuava carregado por conta das obras de saneamento da Foz do Brasil. Durante o percurso, surgiu um problema interno. Confira no vídeo a seguir:
Chegando no Terminal Itapeva, observamos que a Viação Cidade de Mauá estava operando bem as linhas alimentadoras AL-132 e AL-134 e no local, tinham duas viaturas da polícia fazendo a segurança.
Após aguardar vários minutos para um outro ônibus da linha troncal chegar, embarcamos no Caio Millennium II Mercedes Benz O500M:
Caio Millennium II Mercedes Benz O500M da Suzantur e Neobus Spectrum City Mercedes Benz OF-1418 da Viação Cidade de Mauá.
Ele já saiu do Terminal Itapeva cheio e rapidamente, ficou com a lotação total:
Após chegar no Terminal Central, ficamos esperando que um ônibus da linha 31 - Parque São Vicente aparecesse. Nesse período, flagramos novamente problemas operacionais:
Passageiros da linha 101 embarcaram por traz, mas rapidamente não entrava mais ninguém. Então, o motorista foi obrigado a deixar os passageiros embarcarem pela porta dianteira.
Funcionário da Leblon teve que sair do Torino e bater na lataria do Suzantur, para o motorista sair do local e liberar a passagem.
Além dos ônibus demorarem para chegar, os passageiros insistiam em embarcar nos coletivos, que ficaram fora da plataforma atrapalhando os outros ônibus e causando a fúria dos motoristas.
Após vários minutos, apareceu um Caio Apache Vip I Volkswagen 17.230 EOD que estava operando na linha 31. Rapidamente, o ônibus ficou cheio e saiu do terminal.
Nas ruas por onde o ônibus passa, a maioria possui valetas. Como o coletivo estava cheio, várias vezes a traseira raspava no asfalto. Na metade do percurso, o sinal de parada solicitada acionava sozinho quando as portas fechavam. O motorista então foi obrigado a parar em todos os pontos e a cobradora tinha que avisar ele verbalmente se algum passageiro iria descer.
Como não bastasse esse problema interno, uma passageira queria inovar. O ônibus estava parado no ponto e ela atravessou a rua correndo. Ao invés dela embarcar na porta do lado direito, ela ficou no lado esquerdo, no meio da rua pensando que poderia subir por ali.
O ônibus ficou um bom tempinho parado e todos estavam curiosos para saber o que aconteceu. Quando observaram a passageira no meio da rua querendo embarcar no lado esquerdo, todos começaram a dar risada.
Pelo menos no desembarque no Terminal Central, a porta do lado esquerdo poderia abrir, mas depois observamos que colocaram uma trava nos dois pinos que abrem essas portas, impossibilitando que o motorista abrisse acidentalmente.
Chegando novamente no terminal, continuamos observando a operação. Os ônibus continuavam cheios nas linhas 041 e 101, a prova disso são os Gran Via 2011 Low Entry saindo rebaixados:
Ônibus da Viação Cidade de Mauá não conseguiu passar entre o ônibus da Suzantur e a pilastra do boulevard. Ele foi obrigado a dar marcha ré e ir pela contramão.
Caio Apache S21 da Viação Cidade de Mauá.
Marcopolo Torino da Leblon.
O Piso baixo da Viação Cidade de Mauá não podia dar marcha ré por que atrás tinha outro ônibus. Então o motorista foi obrigado a sair do ônibus e foi até o ônibus da Suzantur pedir para o motorista sair do local, pois ele tinha fechado a passagem dos demais coletivos.
Mesmo com todo esse relato acima, fizemos uma consideração geral com o nosso parceiro Mobilidade Mauá:

Entendemos o ocorrido do primeiro dia, a empresa entrou às pressas, não teve tempo de pesquisar sobre demandas da cidade, tipo adequado de veículos e etc. Cabe a ela, junto a Prefeitura acharem soluções para que os problemas acima não ocorram novamente.

À Suzantur, desejamos boas vindas e boa sorte. Queremos vê-la operando bem, pois queremos nossa cidade com um transporte de qualidade. Independente de questões políticas, sem optar por empresa X ou Y, o que vier visando a melhoria e mobilidade, apoiamos.


Confira a repercussão na mídia sobre o ocorrido:
O TEMPO
RÁDIO ABC
VEJA
DIÁRIO DE SÃO PAULO
DGABC
SPTV:
+ informações futuramente!

"Busologia Mauá, informações e GTA da cidade!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário