quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Feliz Natal, Próspero Ano Novo e Boas Festas

O Blog Busologia Mauá, dão os votos de Feliz Natal à todos, assim como os carros enfeitados da região:
Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.230 EOD da Nobel, filial da Leblon, ele veio pra Mauá comemorar a data nonosco da cidade.
Busscar Urbanuss Pluss Volkswagen 17.320 EOD da Nobel, filial da Leblon. Dia 22 de Dezembro de 2010 ele rodou nas ruas da cidade de Mauá, com muita animação e clima natalino!
Comil Svelto Midi Mercedes Bens OF-1418 da Viação Vaz. Foto de 2009, mas em 2010, o mesmo está enfeitado e rodando com o motorista Papai Noel.
Com essas belas fotos comemorativas, o Blog Busologia Mauá deseja um Feliz Natal, Própero Ano Novo e q tudo de bom possa acontecer com vcs!
Eu q fiz essa montagem comemorativa! Heheheh :)
Em 2011, não deixe de visitar o Blog, onde vamos ter matérias e fotos legais sobre o transporte na cidade e região!
Abração e feliz 2011!
;)

Viação Talismã está cumprindo exigências do contrato com carro novo

Empresa de Rio Grande da Serra - SP fica por mais 15 anos operando nas linhas municipais da cidade e conforme contrato, já faz as primeiras mudanças

Quem não leu a matéria sobre o licitamento da Talismã, aqui está um trecho:

Caio Vip I Mercedes Bens OF-1721 - Ano 2001/2002
A Viação Talismã, empresa que há cerca de 20 anos opera os transportes municipais de Rio Grande da Serra, no ABC Paulista, vai continuar os serviços por pelo menos mais 15 anos.
A empresa, que há cerca de 10 anos operava sem contrato, foi declarada em Outubro vencedora da licitação dos transportes locais.
A licitação foi uma exigência do Ministério Público Estadual que apontou como irregular o fato de a Prefeitura não ter estabelecido um contrato com a Talismã, o que prejudicaria a fiscalização e as exigências em relação a qualidade dos serviços, como renovação de frota.
Uma suposta falta de interesses pelos serviços em Rio Grande da Serra teria sido o motivo de a licitação ficar emperrada por quase seis meses.
Tanto é que a Prefeitura deveria estabelecer um contrato emergencial com qualquer empresa interessada até o desfecho da licitação. A única empresa disponível foi a Talismã.
No primeiro lançamento do edital, somente a Talismã se apresentou e este não pode ser colocado em prática por falta de concorrência.
No segundo lançamento outra empresa, além da Talismã, se apresentou: a Volare Turismo, que também é do mesmo grupo.
“Ficou tudo em casa” – disse uma fonte ligada às empresas que não quis se identificar.
“Mas a culpa não é nossa, ninguém queria se apresentar e a gente queria continuar trabalhando, só que agora com garantia e com tempo estabelecido” – prosseguiu essa fonte.

O QUE MUDOU:

O repasse das catracas para a Prefeitura, no estilo de concessão onerosa, é de 2,5%.
As linhas serão ampliadas de 4 para 6 trajetos diferentes.
A frota passará por renovação. A idade máxima deve ser de 15 anos.
Três destes ônibus devem ser do ano de 2010 e três devem ter equipamentos de acessibilidade para permitir o uso confortável e seguro por parte de pessoas com necessidades especiais, como elevadores com cadeiras de rodas.
A Talismã afirmou que vai seguir todas as exigências do edital com o passar do tempo!

Adamo Bazani, Busólogo e Jornalista.

Com isso acima, a empresa começou a entrar no caminho certo. E nesse final de ano, ela surpriende com um Mascarello Gran Midi 2011 Volkswagen 17.230 EOD.
Mascarello Gran Midi 2011 Volkswagen 17.230 EOD, chassi de convencional em modelo MIDI.
E como exige no contrato, a empresa tem q adiquirir mais carros novos e fazer mais linhas, portanto, 2011 teremos mais novidades por lá e assim que tiver informações, estarei publicando.
Agora, vamos relembrar alguns carros que a empresa tinha antes desse contrato:

Caio Vitória Mercedes Bens OF-1620 - Ano década de 90, data exata de fabricação desconhecida
Thamco Scorpion Volkswagen 16.180 CO - Ano 1992/1993
Ciferal GLS Bus Volkswagen 16.180 CO - Ano 1994

Caio Alpha Mercedes Bens OF-1620 - Ano 1996/1997
Caio Apache Vip I Merceds Bens OF-1721 - Ano 2001/2002
Ciferal Citmax Mercedes Bens OF-1417 Reencarroçado - Ano 2002
Neobus Spectrum City Volkswagen 15.190EOD - Ano 2005/2006

Pesquisa de fotos e matéria do Adamo Bazani: Thiago de Souza
Texto final: Thiago de Souza

Thiago de Souza, Mauaense e Busólogo! ;)

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

2005 a 2010: Anos de mudanças no transporte municipal de Mauá!


Desde 2005, o transporte municipal da cidade foi mudando a cara, com mudanças de empresas, ônibus, cartões de passagens, entre outros benefícios.
Com a mudança do governo Municipal de Mauá-SP em 2009, o transporte da cidade teve uma ampla mudança. Vários aspectos ajudaram para a mudança. Eu não quero culpar o transporte da cidade antigamente, mas se vermos alguns detalhes, temos vários defeitos que pareciam intermináveis.
Primeiramente, vou retratar a situação dos transportes na cidade desde 2005:
2005: Nesse ano, a cidade tinha duas empresas, a Viação Barão de Mauá e Viação Januária. O prefeito interino da cidade Diniz Lopes, ampliou na cidade o sistema de bilhetagem eletrônica começado em 2004, onde os usuários poderiam pagar a passagem diretamente de um cartão magnético:
Cartão Magnético - Comum. Tinha também de Vale Transporte e Estudante.

Ele também fez uma compra de vários carros 0 km, que eram os seguintes modelos:
Caio Foz Mercedes Bens LO-915












 Caio Apache S21 Mercedes Bens OF-1722M









Caio Apache S21 Articulado Mercedes Bens OF-1722M








Os Caio Apache S21 vieram para completar prefixos. Os Caio Foz foram comprados para substituir os micros que a cidade então tinha, como Maxibus Micro e Marcopolo Senior 2000:








Lembrando, o padrão da cidade era igual desse Maxibus Micro, mas com as novas compras, a cidade passou a ter 02 padrões de pinturas.
2006: O TJ de SP declarou o definitivo Leonel Damo como prefeito da cidade. Até ai, o transporte seguia o caminho do prefeito anterior, porém, com passar dos meses, fatos importantes que mudaram o transportes na cidade. Em 2006, em um dos vários ataques do PCC, vários ônibus que estavam estacionados na Garagem da Princesinha – Jd. Zaíra foi incendiada. Pelas contas das autoridades, foram uns 10 queimados. Mesmo assim, com o passar do tempo, o pessoal do Grupo Baltazar conseguiram reformar boa parte do prejuízo.
Lado B da Garagem da Princesinha - Parte onde ônibus da região são aposentados.
Caio Apache S21 Mercedes  - Foi um dos recuperados dos ataques do PCC em 2006.

2007 e 2008: Alguns carros que faziam parte do Grupo Baltazar no Grande ABC e regiões do Brasil foram transferidos para a Viação Januária e Barão de Mauá, modelos como: Caio Alpha Mercedes, Caio Millennium Mercedes / Volkswagen, Marcopolo Torino 1999 Articulado Mercedes, Marcopolo Torino GV Scania, Ciferal GLS Bus Articulado Volvo, Ciferal Mega Bus Articulado Volvo, Entre outros.
Marcopolo Torino GV Scania ex-Rio de Janeiro
Caio Millennium Mercedes reencarroçado

Comil Svelto Mercedes ex-São Paulo
Marcopolo Torino 1999 Volkswagen ex-Manaus


Ciferal GLS Bus ex-Viação São Camilo
Marcopolo Torino 1999 Articulado ex-Manaus


Ciferal Mega Bus Volvo ex-SP ou Uberaba
03 tipos de carros que a Barão de Mauá tinha em 2008: Marcopolo Torino GV, Caio Millennium e Caio Apache S21.



O problema disso era que: eram carros rodados, com idade acima de 05 -06 anos de idade, eram apenas reformados internamente, quebravam quase que semanalmente no meio do percurso, poluíam as ruas com suas fumaças pretas, entre outros.
Umas coisas boas nessa fase foram à compra de 11 Caio Foz Mercedes LO-915 Alongados e 08 Neobus Thunder + Mercedes LO-915 para a Viação Barão de Mauá. E a Viação Januária recebeu 05 Neobus Thunder + Mercedes LO-915. Ambos vieram para completar prefixos das empresas.

Caio Foz Alongado Mercedes Bens LO-915 - Barão de Mauá
Neobus Thunder + Mercedes Bens LO-915 - Januária

2009: O ano que a mudança iria começar com a troca do governo da cidade, com Oswaldo Dias no comando. Até o meio do ano de 2009, o transporte seria o mesmo. Até que um dia, o pessoal da Viação Januária resolveu trazer mais um carro reformado para a cidade, mas não era qual quer carro, era um Bi-Articulado! Isso mesmo, um carro bi-articulado em Mauá. Era um Caio Papa Fila Volvo e Um Marcopolo Viale Volvo. O sonho do pessoal ia firme, porém, a prefeitura não autorizou que eles rodassem, pois as vias da cidade não iriam suportá-los. E também tem um fato importante, como eles eram reformados, não tinham garantias de que a viagem com mais de 150 pessoas iria chegar ao destino. Portanto, a partir daí começou a mudança.
Caio Papa Fila Volvo ex-SP
Marcopolo Viale Volvo - ex-Via Sul

Em Agosto, vieram as grandes novidades do ano! A prefeitura e as empresas adquiriram vários Mascarello Gran Via Articualdo Mercedes
Bens e Volksvagen. Vieram também 02 Gran Via Midi Mercedes. Com eles, vieram a nova pintura padrão da cidade, mas como era a fase de mudanças, a cidade acabou ficando com 03 tipos de pinturas até meados de 2010.
Mascarello Gran Via Articulado Mercedes Bens
 
Mascarello Gran Midi Mercedes Bens







Caio Millennium - Pintura desde 2005

Caio Apache S21 - Pintura desde meados de 2000 - 2002
Mascarello Gran Via Articulado - Pintura de 2009


No final de Agosto e inicio de Setembro, veio uma mudança que ninguém esperava. Por problemas burocráticos, o nome da Viação Barão de Mauá foi trocada para: Viação Cidade de Mauá.
Por ser apenas um problema burocrático, os carros da antiga Viação Barão de Mauá seriam os mesmos, porém, a prefeitura começou a fiscalizar os carros e fez uma “lei” para a empresa: A prefeitura só irá aceitar carros novos ou semi novos, não poderá ter carros reformados e a idade media não deve ser muito alta. Com essas medidas, alguns carros deixaram de rodar: Caio Alpha – Ciferal GLS Bus – Caio Millennium – Entre outros.
Com essa mudança, outra mudança foram os Lotes de Linhas de ônibus da Cidade. Antes desses acontecimentos, ambas empresas colocavam seus carros em qualquer linha, um exemplo: Linha 084- Zaíra 04, tinha carro da Barão e Januária. Linha 092 – Santa Rosa, só tinha carro da Januária.
Com o padrão de circulação por lotes, ficou a seguinte forma:
LOTE 01 – 19 linhas para a Viação Cidade de Mauá.
LOTE 02 – 18 linhas para a Viação Januária.
Após essa padronização, a Viação Januária também recebeu vários Mascarellos Gran Via Articulados e alguns Caio Apache S21 da antiga Barão de Mauá, completando prefixos em branco. 
Mascarello Gran Via Articulado Mrecedes Bens OF-1722M
Caio Apache S21 reencarroçado Mercedes Bens OF-1417

Também a Viação Januária tinha recebido alguns carros da antiga Viação  Barão de Mauá, eles reformaram e colocam para rodar, mas foram só por alguns meses, pois a Prefeitura de Mauá fiscalizou os carros da empresa e proibiu eles de rodarem. Caio Alpha, Caio Millennium e Torino GV e Maxibus Dolphin foram aposentados. Os únicos que ficaram rodando são os Comil Svelto 2000.
Maxibus Dolphin com frente de Torino Mercedes Bens OF-1721
Comil Svelto 2000 Mercedes OF-1417

No mesmo ano, a Prefeitura mandou instalar GPS nos ônibus municipais. A medida era pra tentar diminuir as demoras e ver via satélite onde cada carro estava. A medida foi ótima, o que reduziu boa parte dos atrasos de algumas linhas.
Caio Foz Alongado Mercedes - Com GPS instalado

2010: O grande ano das mudanças! Primeiramente, o cartão de Estudante ficou mais moderno e resistente! Cartão com camada grossa, sem risco de amassar e tecnologia de ponta. Basta aproximar ao aparelho que já libera a passagem.
Cartão Magnético de Estudante



Com o que tinha acontecido no ano anterior, a prefeitura e a Viação Cidade de Mauá adquiriram mais carros da marca Mascarello. E dentro desse pacote de compras, veio uma grande novidade, o Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Bens O-500U!
Um carro de motor traseiro e Piso Baixo. Novidade para a cidade, pois ela nunca teve um carro com essa configuração! Até hoje, são 11 carros desse tipo.
Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Bens O-500U
Mascarello Gran Via Low Entry Mercedes Bens O-500U


Além deles, chegaram 02 Mascarellos Gran Micro que iriam rodar pela EUSA, mas estão rodando pela Cidade de Mauá, 01 Gran Midi e vários Gran Via Articulado para a Viação Januária.

Mascarello Gran Micro Mercedes Bens OF-1418 - Ele iria rodar pela Eusa, mas a EMTU reprovou no teste e ele foi para a Cidade de Mauá
Mascarello Gran Via Articulado Mercedes Bens OF-1722M - Januária

Após essas belas compras até o mês de Maio, as duas empresas então foram renovando as suas frotas. A Cidade de Mauá repassava alguns Caio Apache S21 Mercedes OF-1417 para a Januária completar seus prefixos.
Até aí as duas empresas estavam fazendo as suas partes, mas no meio do ano pro final, foi uma briga danada! O LOTE 02 que a Januária operava ainda não tinha sido declarado à vencedora desse lote de linhas. A Viação Estrela de Mauá, Transmauá que são do Grupo Baltazar e a Leblon Transportes de Passageiros Mauá estavam brigando na Justiça para ver quem era a vencedora.
Vendo pelos fatos, desde 2008 tinha essa briga pelo LOTE 02, e ela se arrastou até Novembro de 2010.
O TJ tinha declarado a Leblon como vencedora, mas o Grupo Baltazar toda vez vinha com uma liminar para tentar impedir a entrada que seria em Agosto – Setembro. O TJ – SP não tinha ainda decidido o vencedor, mas o caso foi para o STJ e no dia 05 de Novembro, após muitas polêmicas, denuncias, fatos mentirosos e verdadeiros, declarou a Leblon como vencedora.
E no dia 06 de Novembro de 2010, a Leblon começou a operar pelo LOTE 02 da cidade. Ela entrou com 86 ônibus 0 km, modelos Marcopolo:

Senior 2005 Volkswagen 9.150 EOD










Senior Midi Volkswagen 15.190 EOD









Torino 2007 Volkswagen 17.230 EOD


Viale Articulado Volvo B12M

Além da entrada da Leblon, a Prefeitura de Mauá conseguiu também implantar o novo sistema do vale transporte. O novo cartão DaHora é um cartão magnético, resistente e mais ágil para pagar a passagem.

Cartão DaHora Vale Transporte. Tem Comum e Estudante
Com tudo isso, a cidade de Mauá que até 2005 tinha as empresas Barão de Mauá e Januária passou a ter em 2010 a Cidade de Mauá e Leblon Mauá. 
Isso mostra que em 05 anos, uma cidade pode ter transformações até no transporte coletivo.


Pesquisa de imagens: Thiago de Souza

*Thiago de Souza, Mauaense e Busólogo! ;)